A Prefeitura de João Monlevade terá um aporte de R$230 mil para investimento no combate ao mosquito da dengue. Essa verba virá do “Recurso Emergencial de Combate à Dengue”, uma ação do Ministério da Saúde.
Esse repasse é proveniente do “Incremento Financeiro Emergencial de Custeio de Resposta às Emergências em Saúde Pública”, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, ressalta a importância dessa inciativa governamental. “Com esse repasse, iremos intensificar ainda mais as ações de combate à dengue em nosso município. Lembrando que precisamos continuar tirando dez minutos diários, eliminando os possíveis focos do mosquito. Juntos venceremos essa epidemia”, declarou Raquel.
O município já desenvolve diversas ações como mutirões de limpeza nos bairros e a aplicação do inseticida UBV (bomba costal) para eliminar o aedes aegypti. As unidades de saúde estão funcionando, excepcionalmente, até às 20 horas. A Policlínica (antigo PA), no bairro Belmonte, mantém plantões aos sábados e domingos. Até a semana passada, cerca de 20 mil pessoas, com sintomas da dengue, foram atendidas nas unidades de saúde de João Monlevade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de pacientes com suspeitas de arboviroses encontra-se em declínio.