Antes de mais nada, vou contar uma história comovente que se passou com Luiz Otávio Pacheco Silva, um adolescente itabirano de 15 anos, que precisou fazer – com urgência – um transplante de córnea, devido a uma doença grave nos olhos.
Desde o nascimento, o menino já sofria com conjuntivite alérgica. Seus olhos ficavam vermelhos, machucados, com presença de secreção e muita coceira. Por isso, foram vários anos de tratamento com colírios que não resolviam o problema. Então, sua tia materna Flaviana Nunes Pacheco, de 35 anos, inconformada com a situação, resolveu tomar uma atitude pois seu sobrinho estava perdendo a visão.
Em busca de uma solução
Assim, no dia 17 de setembro deste ano, um milagre aconteceu! Flaviana marcou uma consulta para Luiz Otávio, em uma clínica particular de Belo Horizonte. Ao chegarem na clínica, foram atendidos por um oftalmologista renomado, que ao perceber a gravidade do caso, imediatamente solicitou todos os exames.
Foi quando receberam a confirmação do diagnóstico: ceratocone, uma doença grave nos olhos que causa a perda da visão. O médico, ao ver como a córnea estava fina, não quis esperar. No mesmo dia, optou por realizar um procedimento na tentativa de retardar a evolução da doença.
“O médico disse que, no olho esquerdo, teria que fazer transplante de córnea e, no direito, teria que colocar dois anéis para melhorar a visão dele. Eu disse que não tinha dinheiro e o médico, um anjo que apareceu em nossas vidas, disse que não era para eu me preocupar. Fiquei desesperada, mas também muito feliz. Pensava na cura do meu sobrinho, mas também como iria pagar as despesas. Uma mistura de sentimentos!”, conta.
No dia 23 de setembro, eles voltaram para avaliação e tiveram a ótima notícia que estava tudo bem. Com isso, no dia 30, o transplante de córnea foi realizado por ter sido autorizado pelo convênio. No entanto, ainda é necessário colocar mais um anel, para que o término dos procedimentos seja concluído. E as colocações dos anéis, o convênio não cobre. Portanto, as despesas terão que ser pagas pela família de Luiz Otávio.
O que importa é que depois de passar por tudo isso, o adolescente conta que está enxergando muito melhor. O olho esquerdo, no qual fez o transplante, ainda está em fase de recuperação, mas logo sua visão estará restaurada.
Gratidão
Imagine o que passa na cabeça de um adolescente que recebe uma notícia dessa? Segundo Luiz Otávio, às vezes, se sentia muito triste e outras se sentia confiante e acreditava que tudo ia dar certo.
“É preciso acreditar em Deus e ter fé. Tudo passa. Serei eternamente grato a minha tia e ao médico que realizou meu sonho de enxergar novamente. Isso não tem preço que possa pagar. Gratidão é o que sentirei a vida toda por eles”, diz emocionado.
O Bazar
Para ajudar no tratamento do Luiz Otávio, a família vai realizar um bazar de roupas, calçados e bolsas. Ele acontece no dia 17 de outubro de 2021, a partir das 10 horas, na Quadra Poliesportiva do Gabiroba. Quem quiser ajudar com doação de itens, pode entrar em contato com Maria da Conceição, no telefone (31)99743-9560.

