A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que vai intensificar as visitas dos Agentes Comunitários de saúde nas nove regionais da capital. A decisão é para avaliar melhor a situação vacinal de pessoas acima de 9 meses contra a febre amarela e acima de 12 anos contra a Covid-19.
O objetivo do trabalho é garantir que a população esteja se vacinando contra as doenças, além de melhorar os índices de imunização. “O monitoramento rápido é um método extremamente útil para definir ou redefinir ações de vacinação, melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade de coberturas. É um retrato do momento da ação”, explicou o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta.
Visita às casas
Nesse mês de dezembro, os profissionais de saúde vão verificar as cadernetas de vacina e sensibilizar a população sobre a importância de buscar a imunização completa. As equipes vão anotar nome, endereço e telefone dos cidadãos visitados para que o centro de saúde de referência verifique no sistema se há registro de doses de vacina contra febre amarela e Covid-19 e, posteriormente, entrará em contato para imunizar e emitir o comprovante de vacinação.
A Prefeitura alerta que os Agentes Comunitários de Saúde são pessoas vinculadas à região onde realizam as ações, sendo conhecidos pelos moradores. Eles trabalham uniformizados e possuem crachá de identificação. Se ainda assim houver dúvidas, o morador pode ligar para o centro de saúde de referência para confirmar a lotação do profissional.