A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu entre os dias 4 e 8 deste mês, uma capacitação para febre maculosa brasileira, voltada especialmente para os Agentes de Combate a Endemias.
O treinamento aconteceu em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Gerência Regional de Saúde de Itabira, feito em duas etapas, uma teórica e a outra técnica. A aprendizagem em campo aconteceu na zona rural do Munícipio, o evento contou com a participação de 22 pessoas.
Segundo o Ministério da Saúde, são detectados cerca de 170 casos da doença por ano. Por isso, é extremamente importante que os profissionais saibam como identificar casos e educar os produtores rurais sobre manejo correto dos animais.
O que é a febre maculosa brasileira?
A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada do carrapato-estrela, o inseto é hospedeiro da bactéria Rickettsia rickettsii. Apesar de o mesmo de não ser tão comum, pode ser encontrado em animais como cães, gambás, coelhos, bovinos e especialmente em capivaras e além de contaminar também seres humanos.
Infelizmente, quando a doença não é tratada a tempo, pode até mesmo levar o indivíduo a morte. Dessa forma, conhecer os principais sintomas é muito importante:
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo (principalmente na região dos olhos);
- Diarreia;
- Desânimo;
- Dor abdominal;
- Perda de apetite;
- Confusão mental;
- Mal-estar;
- Inchaço nas pernas e nos pés;
- Aumento do tamanho do baço;
- Pele amarelada;
- Erupções cutâneas avermelhadas e irritações, que podem ter pequenos e leves sangramentos surgindo em lugares como a palma das mãos e a sola dos pés.
Caso apresente esses sintomas, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.