Na noite dessa segunda-feira (24), o UniFuncesi será palco de mais uma ação voltada para a prevenção em saúde. Dessa vez, as alunas do curso de Enfermagem promovem o “Cuidar: um ato de amor”, um evento totalmente dedicado ao Outubro Rosa e aberto ao público. A partir das 19h, uma programação especial pretende informar e orientar a respeito do combate ao câncer de mama.
Andrea Rita Gazeta da Graças, professora de Enfermagem, explicou que esse é um projeto feito pelas acadêmicas do curso e que foca no mês de prevenção ao câncer de mama. “Esse cuidado e atenção em saúde são uma premissa do UniFuncesi. Temos nosso compromisso em incentivar a qualidade de vida através de informações qualificadas sobre cuidados precoces”.
A docente reforçou que esse tipo de ação é realizada ao longo de todo o ano na Clínica Revigorar. “O UniFuncesi coloca o atendimento ao público externo à disposição, por meio do. “Já prestamos esse atendimento em várias fases em tratamento de agravos clínicos. E também reforçamos a importância dos cuidados precoces, das medidas de prevenção, bem como a promoção e reabilitação de pacientes”, detalhou Andrea.
Sobre o evento
A ação “Cuidar: um ato de amor” acontece no UniFuncesi, nessa segunda (24) e é aberto ao público! A abertura será às 19h e, em seguida, às 19h30, o mastologista Danilo Costa fará uma palestra sobre o câncer de mama e o autocuidado. Logo depois, às 20h10, começa um desfile com mulheres que passam ou já passaram pelo tratamento da doença.
“Uma das alunas de enfermagem, a Guiomar Brito dos Reis, dará um depoimento sobre a sua experiência como paciente acometida pelo câncer de mama. O desfile tem o intuito de passar positividade e esperança”, conta Andrea.
O evento terminará com uma apresentação musical do cantor Gustavo Soares.
Também professora e supervisora do curso, Patrícia Crisóstomo reforça que a ação tem o foco na conscientização. “Trata-se de para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Iniciativas como essa são fundamentais para mobilizar as mulheres para o autocuidado. Embora a campanha Outubro Rosa seja anual, vale ressaltar que os cuidados com a saúde devem ser todos os dias… Porque cuidar, é um ato de amor”.
O evento está sendo organizado pelas acadêmicas do décimo período de Enfermagem. Maria Deusiana, discente dessa turma, frisa: “o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo inteiro. Nosso evento pretende ajudar na propagação de informações relevantes para o controle dessa patologia. Quanto mais pessoas tiveram informações, mais possibilidades de diagnósticos precoces e de busca por um tratamento”, finalizou.