Site icon DeFato Online

Após repercussão negativa, Prefeitura de Conceição recua em decisão de mudar o boletim epidemiológico

Após repercussão negativa, Prefeitura de Conceição volta atrás na decisão de mudar o boletim epidemiológico

Foto: Carol Vieira/DeFato

Após repercussão negativa, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro decidiu voltar atrás na decisão de mudar o formato do boletim epidemiológico que informa os números da Covid-19 no município. A mudança chegou a ser implantada no boletim divulgado nessa terça-feira (30), que apresentou informações menos detalhadas do que de costume. Contudo, a novidade provocou a insatisfação de moradores, que usaram as redes sociais para se manifestar contrário ao novo formato.

Novo formato proposto pela Prefeitura

Segundo as postagens, o novo boletim divulgado estava “com informações vagas e equivocadas”. Além disso, alguns conceicionenses ainda afirmaram que os dados estavam confusos e misturados. Outro fato que chamou atenção foi que a Prefeitura retirou do boletim o óbito registrado na cidade, alegando que se tratava de um morador de um município vizinho. Na oportunidade, além de questionar o novo formato, os moradores também pediram para que a Prefeitura informe sobre a taxa de ocupação dos leitos disponíveis em CMD.

“Desculpem o desabafo de aborrecimento, mas que falta de respeito com população, cadê transparência?”, questionou um morador.

“É lamentável como CMD sofre um retrocesso diário e ficamos calados. Não há respeito com a nossa cidade”, disparou outro.

“Esse novo informe é uma falta de respeito com a população! Vergonhoso informar a população dessa forma”, foi outra crítica.

“A taxa de ocupação do hospital, temos o direito de saber”, reivindicou um internauta.

O vereador Rômulo Michell do Carmo Fernandes, conhecido como Rômulo Boy, também se manifestou contrário ao novo boletim e chegou a procurar a Secretária Municipal de Saúde, Marizélia Radicchi, pedindo para o modelo do boletim fosse alterado, uma vez  que moradores do município já estavam o procurando para reclamar da mudança.

Retratação

Diante a insatisfação, a Prefeitura publicou uma retratação informando que houve um equívoco no novo formato do boletim epidemiológico. Conforme a publicação, o governo municipal disse que a mudança tinha como objetivo apresentar um panorama mais direto sobre os avanços da Covid-19 no município e que segua orientações das autoridades em Saúde. No entanto, foi percebido que a mudança não foi satisfatória.

Formato atual implantado após insatisfações

Além disso, a Prefeitura também esclareceu a informação sobre o óbito que constava no boletim anteriormente e que reapareceu no novo formato. “Primeiramente, esclarecemos que o óbito confirmado no boletim em sua versão anterior, embora se trate de uma cidadã residente em Alvorada de Minas e esteja contabilizado no boletim do Estado de Minas Gerais como óbito em Alvorada de Minas, continuará constando no boletim municipal de Conceição do Mato Dentro”.

A importância de trazer os dados de sintomáticos e assintomáticos também foi reconhecido pela Prefeitura, que também havia tirado a informação do boletim.

“Esclarecemos também que se fez necessário especificar sintomáticos e assintomáticos pelo seguinte motivo: os sintomáticos são um grupo de pacientes que entram em investigação (são testados) de modo que é possível que a Secretaria Municipal de Saúde acompanhe desde o primeiro momento, já que pessoas com sintomas procuram as unidades de saúde. Por outro lado, pessoas assintomáticas não procuram as unidades de saúde, pois não apresentam sintomas. Essas pessoas assintomáticas, ao decidirem realizar o teste, o fazem em laboratório particular ou em farmácia, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde só tem acesso a esses dados caso os testes indiquem positivo. Assim, quando o assintomático apresenta resultado positivo, esse dado vai diretamente para os casos confirmados, não constando esse número anteriormente na categoria de casos em investigação”, informou a retratação.

Exit mobile version