Após a informação de que a Vale solicitou na justiça a suspensão do pagamento dos benefícios aos moradores atingidos pelo risco de rompimento de barragem em Barão de Cocais, os evacuados das comunidades de Socorro, Tabuleiro, Piteiras e Vila do Gongo organizam uma manifestação contra a mineradora. O ato acontecerá nesta sexta-feira (18). A intenção do grupo é furar o bloqueio da estrada e retornar às casas abandonadas.
Segundo informações dos organizadores, a ação começará às 10h na praça Nossa Senhora Aparecida, com a presença de representantes políticos estaduais e federais para ouvir as demandas dos atingidos. Em seguida, às 13h30 o grupo seguirá em direção à estrada de acesso ao Socorro, munidos de faixas com dizeres de manifesto. Enquanto isso, outra parte dos manifestantes vai retornar às casas que foram abandonadas às pressas no dia 8 de fevereiro de 2019.
Entenda o caso
A mineradora Vale entrou nesta segunda-feira (14) com um pedido na justiça para suspensão dos benefícios pagos aos moradores atingidos pelo risco de rompimento de barragem em Barão de Cocais.
Dentre os auxílios que a mineradora pediu o cancelamento, estão a manutenção moradia (aluguel, água, energia elétrica, IPTU e TV a cabo), vale gás e cartão refeição. Caso o juiz da cidade concorde com o solicitado pela mineradora, o vale gás e o cartão refeição ficam vigentes até abril de 2021, enquanto a manutenção moradia será paga por mais 12 meses.