Agendada anteriormente para o dia 13 de dezembro, a audiência pública para discutir a segurança das barragens em Itabira será antecipada. A nova data foi informada nesta quinta-feira (28) pelo presidente da Câmara de Vereadores, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB). Segundo ele, a audiência será realizada no dia 9 de dezembro, às 19h, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). No entanto, no dia do evento, a população só poderá se manifestar por escrito.
A expectativa quanto à participação do público é grande, devido a importância do tema para a segurança da população, principalmente para os que residem nas áreas de autossalvamento (ZAS). Por isso, o encontro não será realizado no plenário do Legislativo, já que existe uma medida de controle de lotação do plenário, limitando a permanência do público em 150 lugares. O controle de acesso é válido para todos os eventos.
De acordo com Heraldo Rodrigues, além da Vale, membros da Aecom do Brasil também serão convidados a participarem do encontro. A empresa contratada é responsável por verificar as reais condições de segurança e estabilidade das barragens, além de acompanhar a implantação de eventuais medidas adicionais de reparo e reforço. A contratação foi feita por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados entre a mineradora e o Ministério Público em quatro ações civis públicas movidas pela promotoria contra a empresa em que tiveram liminares expedidas pela 1ª Vara. Os processos envolvem dez estruturas de rejeitos.
Em outubro, as barragens de Itabiruçu e Santana foram elevadas ao nível 1 de risco de rompimento. Nas última semanas, fotos e vídeos mostraram peixes mortos à margem da barragem de Rio de Peixe. Relatos de moradores e pessoas que passam pelo local davam conta de que era forte o mau cheiro em toda a área.