Na noite dessa sexta-feira (6), a Prefeitura de Barão de Cocais, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou o primeiro caso da variante delta da Covid-19 na cidade. O governo do município fez o comunicado oficial por meio de uma nota publicada em seu perfil nas redes sociais.
De acordo com a nota oficial, “o paciente cumpriu período de isolamento em outra cidade e já se encontra recuperado. O caso está sob investigação epidemiológica para apuração e rastreio do contágio”.
No comunicado, a prefeitura de Barão de Cocais aproveita para pedir que os moradores da cidade reforcem os cuidados necessários à prevenção e combate ao coronavírus, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”.
Variante inspira cuidados
A variante Delta do novo coronavírus é “altamente preocupante”, à medida que a mutação tem se espalhado para quase 20 países nas Américas, disseram autoridades da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). As autoridades de saúde também estão de olho em outra variante, chamada Lambda, mas observam que a detecção irregular na região ainda não causou um grande impacto.
A crescente disseminação da variante Delta nos Estados Unidos, assim como na maior parte da América Latina e do Caribe, deve fazer com que os governos priorizem os esforços de prevenção à Covid-19, como o uso de máscaras e, especialmente, uma aceleração do ritmo de vacinação, de acordo com a diretora da Opas, Carissa Etienne.
“Isso é preocupante porque os casos parecem se espalhar mais facilmente com a variante Delta e não podemos baixar a guarda”, disse. A Opas é o escritório nas Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), ligada às Nações Unidas.
China fechada
A China voltou a isolar seus habitantes, enquanto enfrenta seu maior surto de Covid-19 em meses, com a variante Delta se espalhando por regiões que há muito haviam controlado o vírus, incluindo Wuhan, epicentro original da pandemia.
Mais contagiosa, a variante Delta quebrou as defesas do país, atingindo mais de 20 cidades e uma dezena de províncias. Embora o número total de infecções — 452 no balanço mais recente — ainda seja menor do que o registrado em outros países, os dados indicam que a variante está se movendo rapidamente pelo país.
A infecção inicial do delta chegou por meio de um voo internacional de Moscou para a cidade de Nanjing, no leste da China, em meados de julho, e se espalhou para um grupo de funcionários de limpeza do aeroporto. Em poucas semanas, os casos também surgiram em lugares tão distantes quanto a ilha de Hainan, no sul da China, a 1900 km de Nanjing.