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Belo Horizonte amplia teleconsultas para pessoas com sintomas respiratórios, dengue, zika ou chikungunya

teleconsulta em Belo Horizonte

Foto: Divulgação/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) amplia, a partir desta segunda e terça-feira (17 e 18 de abril), a oferta do serviço de teleconsultas para atendimento das pessoas de todas as faixas etárias, com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. Nesta segunda-feira, as teleconsultas podem ser agendadas para o período de 8h30 às 18h30. Já na terça-feira, as consultas serão realizadas de 7h30 às 18h30. A consulta deve ser agendada a partir de segunda-feira (17) às 7 horas, no Portal da Prefeitura.

O serviço de teleconsultas, que foi retomado pela PBH neste sábado e domingo (15 e 16 de abril), é uma oferta complementar à rede de saúde do município e faz parte do plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses.

Como agendar

A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.

A iniciativa tem o objetivo de atender e orientar a população, sendo uma importante oferta assistencial complementar à rede de saúde do município, voltada principalmente para os casos leves de síndrome gripal e suspeitos de dengue, zika e chikungunya.

Somente moradores de Belo Horizonte e cadastrados em Centros de Saúde na capital, têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o Centro de Saúde de referência para realizar o cadastro. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.

O cidadão acessa o serviço por meio do Portal da Prefeitura. Após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.

As teleconsultas que sejam agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante toda a realização do teleatendimento.

De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as devidas orientações, bem como prescrição e outros documentos médicos que se fizerem necessários, que serão enviados para o e-mail cadastrado dentro de um prazo de até 24 horas úteis. Com a impressão da receita e/ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar o medicamento ou agendar o exame no Centro de Saúde de sua área de abrangência.

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