A partir desta quinta-feira (16), idosos acima de 80 anos, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e imunossuprimidos podem receber um novo reforço da vacina contra a covid-19 em Belo Horizonte. A convocação é feita após a Prefeitura receber mais doses imunizantes.
Para ser imunizada, a pessoa que faz parte do grupo prioritário deve ter recebido a última dose há, pelo menos, três meses. O endereço das unidades, assim como os horários de funcionamento, pode ser verificado no Portal da PBH.
A capital recebeu cerca de 38.200 doses, que vão abastecer as salas de vacinas de todos os centros de saúde da capital. “As novas doses fazem parte do primeiro lote, enviado pelo Ministério da Saúde, da vacina monovalente, da farmacêutica Moderna, que foi atualizada para proteger contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5”, informou a Prefeitura. Confira aqui os locais de vacinação contra a covid-19 em BH.
O Município informou que, posteriormente, também vão ser convocados para receber o imunizante, de forma gradativa e de acordo com o recebimento de novas remessas de vacinas, os demais grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Para esses públicos, o reforço será anual ou a cada seis meses, como no caso de gestantes, puérperas e imunossuprimidos.
A nova vacina teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março e vai substituir gradualmente todas as vacinas contra covid-19 que estavam sendo utilizadas.
Documentação para vacinação
Para se vacinar, é preciso apresentar o cartão de vacinação, um documento de identificação com foto e CPF. É recomendável que as pessoas imunocomprometidas apresentem medicamentos em uso, resultados de exames, receitas médicas ou relatórios/ declarações médicas. Já as puérperas devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.