Site icon DeFato Online

BH retira obrigatoriedade de máscara em local aberto mas aconselha uso em todas as situações

pessoas de máscara em bh- covid-19

(Foto: Adão Souza I PBH)

O Comitê de Enfrentamento à COVID de Belo Horizonte anunciou nesta quinta-feira (3) que não é mais obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos, mas que é aconselhável o uso de máscaras em todas as situações. O Comitê anunciou que agora a utilização de máscaras em locais abertos passa a ser opcional, exceto em casos de aglomerações, como por exemplo em jogos de futebol e eventos.

O Comitê declarou que deixa de ser obrigatório o uso de máscaras para a prática de atividades físicas em ambientes abertos e em ginásios esportivos para a prática de esportes coletivos. Porém, em ambientes fechados como academias, continua sendo obrigatório o uso de máscaras, bem como em festas em geral, escolas, transportes públicos, prédios, comércios, shows, cinemas, teatros, casas de espetáculos e eventos corporativos.

Para a decisão, foram levados em consideração os indicadores de Covid-19 em Belo Horizonte, que atualmente indicam melhora nos números da pandemia. A taxa de transmissão se encontra em 0,75, e as taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria para Covid estão, respectivamente, em 40,1% e 36,1%.

Além disso, o número de cidadãos em Belo Horizonte de todas as idades completamente imunizados, inclusive com a dose de reforço, é alto. O Comitê de Enfrentamento à COVID da capital também constatou que a demanda por serviços de saúde por pessoas infectadas pelo coronavírus tem apresentado queda considerável nos últimos dias.

Apesar da transmissão da Covid-19 em ambientes abertos ser menos frequente, o Comitê mantém a recomendação do uso de máscaras em todas as situações, para maior proteção.

Exit mobile version