Militares dos batalhões do Corpo de Bombeiros em Ipatinga, Itabira, Coronel Fabriciano e Timóteo seguem realizando os trabalhos de buscas pelas vítimas do acidente que aconteceu na tarde de ontem (13), na Ponte Torta, em João Monlevade. No início da tarde dessa quinta-feira (14), eles começaram a se empenhar para remover o caminhão do rio Piracicaba.
De acordo com o Tenente Neymar Gomes, que lidera a força-tarefa dos bombeiros, o caminhão será retirado da água ainda hoje. Porém, os militares vem enfrentando algumas dificuldades. Uma delas foi a pouca metragem de cabo usada pelo guincho que está no local. Felizmente, um novo cabeamento foi enviado e os trabalhos puderam ser iniciados por volta das 15h30.
Mais informações
Segundo fontes que estão no local, mas preferiram não se identificar, o motorista que estava no caminhão no momento do acidente estava na empresa há pouco mais de 30 dias. As fontes afirmam que ele era experiente, tinha muitos anos de carreira e acreditam que a explicação mais plausível para o acidente teria sido falha mecânica.
A empresa JKS é de Coronel Fabriciano e fabrica asfalto. Dessa maneira, pessoas ligadas à empresa informaram que o asfalto transportado pelo caminhão ainda estava quente. Assim, quando o veículo caiu na água é possível que o material tenha se tornado sólido. Isso pode dificultar a retirada veículo do rio.
O peso do caminhão, incluindo a carga, não é a única dificuldade enfrentada pelos bombeiros. A falta de visibilidade por causa da cor da água também está atrapalhando para que os cabos do guincho sejam fixados nas extremidades do veículo.
Apoio
A Vale está prestando todo o apoio no local. Além de paralisar as operações na ferrovia que passa ao lado e disponibilizar maquinário e pessoal, a empresa também se responsabilizou por fornecer almoço, bebidas isotônicas, lanches, refrigerantes, barras de cereal e água para as equipes de trabalho, bombeiros, policiais e imprensa que estão no local.
Entenda o caso
O caminhão da Empresa JKS caiu da Ponte Torta, na BR-381, na tarde dessa quarta-feira (13). A empresa confirmou que havia quatro pessoas dentro do veículo. Até agora, duas vítimas do sexo masculino foram localizadas, uma delas presa no interior da cabine do caminhão.
Equipes de mergulhadores, formadas por oficiais de Itabira e de Ipatinga, trabalham em sistema de revezamento, submergindo de duplas, em busca das outras duas vítimas. Representantes da empresa e os familiares das vítimas, que são de Timóteo e Coronel Fabriciano, acompanham os trabalhos de resgate desde a manhã de hoje (14). O Tenente Neymar Gomes, do Corpo de Bombeiros, é quem comanda a operação.