Rosilene Félix Guimarães, a “Rose” Félix (MDB), foi oficializada presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara de Itabira. A comissão específica para tratar das questões de gênero no Legislativo Municipal foi instituída por iniciativa de Rose, a única mulher entre os 17 vereadores da cidade. O projeto de resolução apresentado por ela foi aprovado pela Casa em março.
Ao todo, o grupo tem seis membros: três titulares e três suplentes. Além de Rose Félix, integram a comissão Reinaldo Lacerda (PSDB – relator) e Sidney “do Salão” (PTB – vogal). São suplentes os vereadores Rodrigo “Diguerê” (PTB), Carlos Henrique de Oliveira (PDT) e Júlio “do Combem” (PP).
A nomeação dos membros ocorreu por meio de portaria assinada pelo presidente da Câmara, Weverton “Vetão” (PSB), na terça-feira (6).
O documento reza que a comissão tem por objetivo assegurar e defender os direitos das mulheres itabiranas, analisando e elaborando proposições que levem à promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, proporcionando à população feminina do município o pleno exercício de sua cidadania.
Com a nova comissão, a Câmara de Itabira passa a ter 12 colegiados permanentes: Direitos das Mulheres, Defesa do Consumidor; Assistência Social, Direitos Humanos e Segurança Pública; Educação, Cultura, Desportos e Lazer; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; Legislação, Justiça e Redação; Política Urbana e Habitação; Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente; Transporte Público e Sistema Viário; Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Agrário; Legislação Participativa; e Ética e Decoro Parlamentar.