A cientista e gerente do Núcleo de Produção de Soros do Butantan, Fan Hui Wen, recebeu o prêmio “Women in Life Science”, por seu trabalho e notória trajetória com soros contra animais peçonhentos. Sua experiência de 30 anos com estudo e produção de soros hiperimunes, seu trabalho na área industrial/médica e atuação durante a pandemia renderam a homenagem com o prêmio.
A premiação, que aconteceu na quarta-feira (24), foi destinada às mulheres brasileiras que se destacam nas áreas de ciência, educação, liderança, empreendedorismo e projetos de sucesso da indústria.
Em sua segunda edição, o prêmio, cedido pela Parenteral Drug Association (PDA) Brazil, visa ampliar a divulgação e prestigiar os projetos e serviços de relevância para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.
A indicação à premiação ocorre quando um membro do board da PDA Brazil analisa a trajetória de uma pesquisadora e submete ao comitê de avaliação, composto por mulheres de diversas instituições ligadas à saúde.
No período pandêmico, Dra. Fan, cientista do Butantan, teve papel fundamental no desenvolvimento e produção do soro anti-Covid, além de ter dedicado sua trajetória profissional em prol da saúde pública. Este histórico foi primordial para sua indicação.
“Este prêmio significa muito porque é um reconhecimento que existe não só para mim, mas para um grupo de pessoas que trabalha com soros, muitas delas mulheres. É um reconhecimento de um produto que salva vidas.”, afirmou Fan.
*Com informações da Imprensa Butantan