O Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte (CPVBH) – parceria entre a Prefeitura da capital, Anclivepa Minas e o UniBH – atendeu gratuitamente 7.382 cães e gatos de janeiro a novembro de 2023. Além dos atendimentos, foram realizadas pelo equipamento 1.239 cirurgias de alta, média e baixa complexidade. Esses números se devem, além do corpo técnico – que conta atualmente com mais de 70 profissionais, incluindo médicos veterinários e acadêmicos do campus -, à tecnologia avançada do espaço, onde animais que apresentam a necessidade de cirurgias contam com todo o aparato técnico disponível para que os procedimentos sejam feitos.
Composta pelo Centro Médico Veterinário Odete Ferreira Martins, pelo Instituto Médico Veterinário Legal de Belo Horizonte – o primeiro no Brasil – e pelo Grupo de Resgate Animal do UniBH, a unidade tem como proposta o atendimento gratuito de animais de famílias que residem na cidade e não têm condições de pagar tratamentos veterinários.
A unidade dispõe de equipamentos de ponta, como aparelhos de raio-x e ultrassonografia, além de utilitários cirúrgicos, como os de anestesia e as máquinas para cirurgia vertebral. Há também um laboratório de análises clínicas computadorizado. No início deste ano, o espaço passou a disponibilizar o atendimento especializado a gatos acometidos pela esporotricose, através de um programa de diagnóstico e tratamento da doença, desenvolvido pelo município. Por meio desse serviço, é oferecido aos pacientes atendimento, acompanhamento ao longo de seis meses, fornecimento de medicação e reforço alimentar.
De acordo com o diretor da unidade e docente do curso de Medicina Veterinária do UniBH, Aldair Pinto, esse sucesso é construído a várias mãos é resultado de uma maturidade técnica adquirida pela equipe médica em outros projetos da mesma natureza: “O que vem sendo entregue pelo Complexo é um serviço inovador, antes inexistente em Minas Gerais, que reforça a preocupação e o amor pelos nossos animais. Estamos ajudando muita gente que não teria condições de pagar por um tratamento em clínicas particulares, e o melhor, com a expertise de profissionais gabaritados e um formato de atuação amadurecido pelo trabalho já desenvolvido no Hospital Veterinário do UniBh e nas ações do Grupo de Resgate Animal”, destaca.
Localizado na Rua Pedro Bizoto, 230, no Madre Gertrudes, o Complexo Público Veterinário fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Por dia, são distribuídas cerca de 30 senhas para procedimentos como atendimento clínico, de urgências, exames de imagem, laboratoriais, cirurgias e internação.
Em média, são 600 animais por mês. Os documentos necessários para ingresso do usuário são Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).