No último mês, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais continuou registrando um número menor de casos de arboviroses no estado. No entanto as ocorrências de dengue continuaram aumentando nos municípios. Na região de Itabira, foi possível observar, ainda, a continuação progressiva da chikungunya.
Confira o balanço das arboviroses na região de Itabira em maio:
Itabira
Segundo a SES, até o momento Itabira apresenta 13.185 casos de dengue. O painel epidemiológico também contabiliza 16 óbitos pela doença. Os casos de chikungunya chegam a 32
Santa Maria de Itabira
São Gonçalo do Rio Abaixo
Em São Gonçalo do Rio Abaixo, há 2.116 casos confirmados de dengue. Os casos de chikungunya aumentaram significativamente no mês passado, chegando a 19 neste mês. Nas últimas semanas, houve uma queda e, logo após, a ocorrência permaneceu estável.
João Monlevade
Até o momento, o município de João Monlevade apresentou 11.111 casos confirmados de dengue, segundo a SES. Os casos de chikungunya continuaram a crescer, contabilizando 1.209 casos.
Segundo o Ministério da Saúde, a chikungunya pode causar os mesmos sintomas que a dengue e o que a caracteriza é a ocorrência mais forte de inchaço e dores articulares.
Santa Bárbara
Conceição do Mato Dentro
A SES aponta 2.434 casos confirmados de dengue em Conceição do Mato Dentro. Quanto aos casos de chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde confirma 68 casos.
Outros municípios
Em Barão de Cocais, a SES registrou 1152 confirmados de dengue. Os 3 óbitos que poderiam ter sido pela doença não foram confirmados. Foram confirmados 9 casos de chikungunya.
Em Nova Era, foram confirmados 1.966 casos de dengue. Até o momento, são 257 de chikungunya. Já em Catas Altas, o número de casos de dengue chegou a 1.290.
Foram confirmados 50 casos de dengue em Bom Jesus do Amparo e o único caso de chikungunya se manteve.