Site icon DeFato Online

Conselheiros de Promoção de Igualdade Racial são empossados em Itabira

Conselheiros de Promoção de Igualdade Racial são empossados em Itabira

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

Os conselheiros da Promoção da Igualdade Racial tomaram possem em uma solenidade no Museu de História de Itabira, na noite de terça-feira (17). O conselho é um órgão consultivo e deliberativo, que tem a finalidade de discutir e propor políticas públicas capazes de reduzir as desigualdades e incentivar práticas para alcançar a equidade racial.

O conselho conta, a partir da posse, com 44 conselheiros que trabalharão com comprometimento e engajamento para garantir uma política pública mais efetiva. Os membros empossados são representantes de instituições privadas do ensino superior de Itabira; movimentos religiosos que desenvolvem trabalhos para a comunidade negra e entidades religiosas de matriz africana; grupos folclóricos; associações diversas; representantes de hospitais, dentre outros.

Durante a cerimônia Marco Antônio Lage (PSB) pontuou as ações relativas à pasta que já foram desenvolvidas neste governo, como: aprovação da lei que reestrutura o Conselho de Promoção e Igualdade Racial e institui o fundo municipal; aprovação da lei para estimular igualdade étnico-racial, que prevê um selo para empresas que destinarem 20% das vagas para negros; aprovação da lei que institui cota de 20% das vagas para negros no serviço público; ações culturais com foco na valorização da cultura afro e para os quilombos do Morro de Santo Antônio e do Capoeirão.

“Muito já foi feito nesta gestão e o nosso plano é fazer muito mais. Precisamos desenvolver uma política igualitária e trabalhar bastante. Para isso, é fundamental a ação do conselho, pois, as políticas nascem dessas entidades. Essa nossa luta é contínua. É triste mesmo no século XXI ter que falar sobre o racismo, esperamos combatê-lo de todas as formas. O racismo é crime, inafiançável e intolerável, temos que combater, denunciar e trabalhar para melhorar as políticas públicas em nosso município”, disse Marco Antônio Lage.

Segundo a diretora de Promoção para a Igualdade Racial, Nyara Martins Crispim, a luta por equidade do povo negro é uma constante e o conselho pode contribuir muito. “Reconheço a importância desse conselho, passados 134 anos da abolição da escravatura e a gente ainda tem que estar aqui lutando por equidade do nosso povo, num cenário mundial, em especial no Brasil. Precisamos muito da presença e representatividade do conselho, em especial, para contribuir com o Plano Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Planfir) que está no Plano de Metas do Governo. Este documento precisa ser aprovado para desenvolver mais ações de promoção à igualdade racial no município”, afirma Nyara Crispim.

Após a solenidade, os participantes puderam visitar a exposição “Identidade, Memória e Reesistência”, que conta a história dos quilombos de Itabira. A mostra, que já recebeu mais de 1300 visitantes, continua na galeria do Museu de Itabira até o final de maio.

Confira a lista dos membros do Conselho para a Promoção da Igualdade Racial:

Representantes da Secretaria Municipal de Governo

Representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social

Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Representantes da Secretaria Municipal de Educação

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde

Representantes da Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade (FCCDA)

Representantes da Polícia Militar e Civil

Representantes da Universidade Federal de Itajuba em Itabira (Unifei)

Representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae)

Representantes da Interassociação – Centro de Referência das Entidades Comunitárias de Itabira – (Icreci)

Representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabira (Apae)

Representantes da Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem)

Representantes das Instituições Privadas de Ensino de Nível Superior Sediadas em Itabira

Representantes dos Movimentos Religiosos que Desenvolvam Trabalho com a Comunidade Negra e das Entidades Religiosas de Matriz Africana

Representantes dos Grupos Folclóricos e Associações de Congadeiros e Capoeiristas

Representantes de Hospitais com ou sem fins lucrativos

Representantes de Associações, Grupos e Organizações de Mulheres que Desenvolvam Trabalhos voltados às Mulheres Negras

Representantes da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) e da Câmara de Dirigentes Logistas de Itabira (CDL)

Representantes das Associações das Comunidades Quilombolas

Representante da Associações ou dos Artistas que Desenvolvem Atividades Relacionadas à Cultura Afro-Brasileira

* Com informações da Prefeitura de Itabira.

Exit mobile version