Site icon DeFato Online

Consumo dentro de bares e restaurantes está autorizado a partir de segunda em Itabira

Nesta sexta-feira (7), o município de Itabira aderiu ao plano estadual de enfrentamento à pandemia de Covid-19: o Minas Consciente. Com isso, o governo municipal deixa de seguir as orientações da Deliberação 17 e passa a aderir a Deliberação 39, plano definido pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) do Estado.

No dia 29 de julho, o Minas Consciente recebeu novas bases responsáveis por nortear a flexibilização das medidas restritivas e preventivas ao coronavírus. Por isso, a Prefeitura de Itabira decidiu aderir ao programa nesta semana. Para oficializar a adesão, Ronaldo Magalhães emitiu o Decreto Municipal nº 3.616/20, publicado no Diário Oficial do Município.

“Desde o princípio de março, nós estamos trabalhando com muito planejamento. Definimos nesta semana que teríamos que mudar nossa estratégia e agora vamos entrar no sistema Minas Consciente. O Estado mudou um pouco esse trabalho e nós achamos mais interessante que Itabira participasse. Isso porque seria uma maneira mais eficiente de acompanhar a situação do nosso município”, afirmou o prefeito Ronaldo Magalhães durante a coletiva de imprensa de apresentação da decisão.

Coletiva de imprensa nesta sexta-feira (7)

Ao aderir o Minas Consciente, o avanço do coronavírus em Itabira será avaliado dentro de uma estratégia que comporta três fases. Estas são divididas conforme o grau de essencialidade das atividades e o potencial risco de contaminação da doença, autorizando ou não a flexibilização do comércio durante a pandemia. Sendo assim, as fases possuem cores representativas  de acordo com o nível sanitário do município: vermelho para sinalizar situação crítica, amarelo para intermediário e verde para abrandamento das medidas.

Como funciona?

Na onda vermelha, podem funcionar apenas serviços essenciais, como supermercados, bancos, padarias, fábricas e hotéis. Bares e restaurantes podem funcionar por meio do sistema de entregas. Já no nível intermediário, onda amarela, libera-se as atividades tidas como não essenciais, mas com baixa possibilidade de disseminação do vírus, como autoescolas, floriculturas, salões de beleza e livrarias. Nesta fase, bares e restaurantes estão autorizados a abrir as portas, desde que cumpridas as medidas sanitárias e de distanciamento. Por fim, na onda verde, a mais ampla, academias de ginástica e shows musicais podem ser retomados, além de clubes, teatros e cinemas.

No momento, segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares, Itabira se encontra na fase amarela, ou onda amarela. Com isso, a partir da próxima segunda-feira (10), data de início da adesão ao Minas Consciente, bares e restaurantes estão autorizados a retomar as atividades que permitem o consumo no próprio estabelecimento, além do serviço Delivery. Além da categoria, salão de beleza e clínicas de estética também poderão abrir as portas.

Foto: DeFato

Além disso, permanecem autorizados a continuar funcionando o comércio de itens de cama, mesa e banho, lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados e artigos de viagem. Ainda, também continuam abertos papelarias, lojas de livros, discos e revistas, bem como o comércio de eletrodoméstico e equipamentos de áudio e som. Autoescolas e cursos de pilotagem seguem abertos também.

Para evoluir da onda amarela para a verde, o município deve cumprir as restrições por 28 dias e ter, neste período, seus indicadores estáveis. Vale ressaltar que as cidades podem ser obrigadas a retroceder de onda, a qualquer momento, caso os dados epidemiológicos mostrem avanço descontrolado da doença.

Em Itabira, tem hoje 1.449 casos confirmados de covid-19. Destes, 1.171 pessoas estão recuperadas, seis óbitos, 269 pessoas em isolamento domiciliar e três hospitalizados em enfermaria.

Reclassificação das fases de abertura

De acordo com Rosana Linhares, a reclassificação das fases de abertura é revista semanalmente da seguinte forma:

“Nossa obrigação é pensar em toas as possibilidade, se algo acontece, nós estamos dando conforto e segurança, além de qualidade de trabalho para os profissionais. Nós detemos todo o processo de cuidado da região de 13 municípios e tratar isso regionalmente foi um fato muito importante. Aderir ao Minas Consciente é um chamamento da sociedade, da população, junto conosco para o controle da pandemia. Nos precisamos ir acompanhando semana por semana para depois ganhar a condição e o crédito  de podermos liberar todas atividades,  que não é o caso nesse momento mas é o primeiro passo”, afirma a secretária.

Exit mobile version