Em um comunicado divulgado na noite desta quinta-feira (3), a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro informou que a macrorregião Jequitinhonha, cujo município faz parte, regrediu para a onda vermelha. Esta é a fase mais restritiva do plano Minas Consciente, pertencente ao governo do estado. A deliberação foi decidida em reunião nessa quarta-feira (02), devido ao aumento no índice de contaminação do coronavírus e ocupação dos leitos de CTI, na última semana, na macrorregião Jequitinhonha.
Visitas a espaços públicos
Com o retorno para a onda vermelha, fica suspensa novamente a visitação ao Parque Natural Municipal do Tabuleiro, Parque Estadual Serra do Intendente, Parque Natural Municipal Salão de Pedras, Monumento Natural Serra da Ferrugem, Pico do Soldado e demais atrativos naturais e mirantes do município.
Em praças e outros espaços públicos também ficará vedada a entrada de pessoas. A visitação à decoração natalina da Praça da Saudade, inclusive, será reformulada. O cidadão não poderá entrar mais no espaço e fotos serão permitidas somente do lado de fora.
Comércio e mercado municipal
As novas deliberações acerca do comércio conceicionense já vem sendo tomadas juntamente com a Associação Comercial e Empresarial de Conceição do Mato Dentro e serão divulgadas nos próximos dias.
Em relação ao mercado municipal Maurílio Lages, a vigilância em saúde iniciou contato com os expositores para que sejam informados do novo cenário da pandemia em Conceição do Mato Dentro. A maioria dos produtores estão inseridos no grupo de risco, portanto, a Prefeitura avaliará com eles se manterá o funcionamento do espaço considerado essencial.
Por fim, quanto às igrejas, continuam em vigor os protocolos sanitários para a realização de missas e cultos. Leia, abaixo, o comunicado emitido pela Prefeitura de Conceição.