A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou na noite dessa terça-feira (15) que a cidade registrou três novos óbitos por coronavírus em 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico, dois deles aconteceram no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e um do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Até agora, esse é o pior dia da pandemia, com os registros mais altos de novos casos da doença.
Boletim epidemiológico
De acordo com o boletim de hoje (15), o município contabilizava 107 novos casos de casos confirmados de coronavírus, em 24 horas, somando um total 4776 casos confirmados. Desses, 4.237 são considerados recuperados. Ainda segundo o boletim, 577 pessoas cumprem o isolamento domiciliar e 19 estão hospitalizadas.
Em tempo, 14 pessoas consideradas casos suspeitos estão em hospitalizadas. Além disso, um óbito ainda está em investigação. Trata-se da morte da primeira profissional da linha de frente de enfretamento à pandemia do coronavírus. Simone Silva Viana, tinha 36 anos e era técnica em enfermagem no Hospital Municipal Carlos Chagas. Ela apresentou os primeiros sintomas na quinta-feira (11), foi internada no dia seguinte após o agravamento do quadro e faleceu horas depois.
Novas mortes
Todas as vítimas sofriam de comorbidades. São elas: uma mulher de 93 anos, internada no Hospital Municipal Carlos Chagas, desde o dia 13 de dezembro; um homem de 62 anos, internado desde o dia 6 de dezembro, no mesmo hospital; e uma mulher de 85 anos, internada no Hospital Nossa Senhora das Dores desde o dia cinco desse mês.
Onda Vermelha
Desde o sábado (12), Itabira encontra-se na onda vermelha do programa Minas Consciente. O grau de risco do município subiu no último monitoramento de contágio do coronavírus e atingiu 20 pontos (vai de 0 a 32), sendo enquadrado na onda vermelha. Ainda assim, na última quinta-feira (10), o prefeito Ronaldo Magalhães optou por permitir o funcionamento do comércio atacadista e varejista. Bares e restaurantes também permanecem abertos, desde que seguindo a regras mais rígidas para funcionamento. Assim, a Prefeitura de Itabira reforçou o aumento da fiscalização de estabelecimentos comerciais durante a onda vermelha.