Site icon DeFato Online

Coronavírus: Romeu Zema sanciona lei que garante acesso à vacina

Coronavírus: Romeu Zema sanciona lei que garante acesso à vacina

Foto: Divulgação

Publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (8), a Lei 23.787/2021, sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo), garante a toda população de Minas Gerais o acesso à vacina contra o novo coronavírus e determina a sua inclusão no calendário do programa estadual de imunizações.

De acordo com a lei, a vacina será facultativa e gratuita. Também estabelece como grupos prioritários para receber o imunizante: idosos, profissionais da saúde, quilombolas, indígenas, acautelados e servidores públicos que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público.

+ Minas tem novo recorde de casos de Covid-19: 7.812 infectados em 24h

Aquisição

A nova legislação aponta que o estado deve garantir aos mineiros a vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, conforme indica o documento, enquanto não houver imunizante regulamentado no Brasil, o Governo de Minas Gerais poderá adquirir vacinas aprovadas por instituições internacionais — em concordância com a Lei Federal 13.979/2020.

Esse dispositivo autoriza, temporariamente, a importação e distribuição de medicamentos e insumos de saúde considerados essenciais para o enfrentamento da Covid-19 e que ainda não possuem registro na Anvisa. Para isso, é necessário que eles tenham sido autorizados nos Estados Unidos, União Europeia, Japão ou China.

+ Assembleia Legislativa de Minas Gerais decreta luto pelas 200 mil vítimas da covid-19

+ Kalil fecha comércio de Belo Horizonte a partir de segunda-feira (11)

Tramitação

A proposta foi apresentada no Projeto de Lei (PL) 2.230/2020, de autoria do deputado André Quintão (PT), e foi aprovada em 11 de dezembro, em turno único, pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Exit mobile version