Site icon DeFato Online

Corrida contra o tempo: Prefeitura anuncia mais leitos para Covid em Itabira

Corrida contra a Covid-19: Prefeitura anuncia a instalação de novos leitos nos hospitais de Itabira

Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito Marco Antônio Lage visitou os hospitais Carlos Chagas e Nossa Senhora das Dores. Foto: Acom PMI

Serão provisionados mais 28 leitos de enfermaria no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e outros 24, também de enfermaria, no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) para atender, de forma exclusiva, os pacientes com Covid-19. Os dois hospitais seguem com 100% da capacidade de lotação. O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) fez o anúncio a jornalistas nesta quarta-feira (24). Para ampliar a rede de atendimento, a Prefeitura de Itabira fez um remanejamento dos leitos destinados a outras enfermidades.

Segundo Marco Antônio, está em estudo a abertura de dois novos leitos de UTI no HMCC e da retomada de outros dez, também de UTI, no HNSD, desativados para a Covid-19 no fim de 2020, em função da demanda, à época.

O maior desafio na ampliação hospitalar está, no entanto, na contratação de pessoal. O governo municipal conversa com a Vale para trazer novos profissionais de saúde para a linha de frente. O Executivo também convocou planos de saúde para costurar uma solução ao colapso local – ao menos 45 mil itabiranos são atendidos pela saúde suplementar, afirma o prefeito.

Na segunda-feira (22), Marco Antônio fechou com o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho (PDT), parceria para a instalação de um hospital de campanha, que optou por chamar de hospital de retaguarda. A estrutura funcionará no Hospital Municipal de São Gonçalo: o prédio, em obras desde 2011, ainda não funciona em sua totalidade.

O prefeito itabirano detalhou que, de imediato, é possível instalar 36 leitos de enfermaria e outros seis leitos para a estabilização de pacientes críticos em São Gonçalo. O projeto envolve a Vale e a equipe de consultores do Hospital Israelita Albert Einstein, na cidade desde a semana passada.

Acordo com a Feluma

Marco Antônio também falou hoje do acordo firmado com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Foi pactuada a vinda de 24 estudantes do último ano de Medicina para atender pacientes nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Ipoema e Senhora do Carmo.

O grupo também somará esforços com os estudantes de Enfermagem da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) para que os atendimentos nos PSFs de Itabira sejam estendidos até as 21h, desafogando a procura pelos hospitais.

Quanto à vinda dos estudantes, a Prefeitura terá custos com a hospedagem, a alimentação e a logística para o trabalho. O prefeito não informou quando os futuros médicos chegarão à cidade ou ainda o início do hospital de retaguarda em São Gonçalo.

Exit mobile version