Ao longo dos primeiros 30 dias de 2021, Minas Gerais registrou 2.938 óbitos por coronavírus. A média de quase 100 mortes por dia não é a única a assustar. No mesmo período, correspondente ao mês de janeiro, 183.084 pessoas contraíram a doença no Estado. Isso significa que, no primeiro mês do ano, a cada 15 minutos uma pessoa morreu de Covid-19.
O que mais surpreende nesses dados é que a previsão para fevereiro é de piora. Há uma previsão de que o número de pessoas infectadas com Covid-19 deve seguir alto. A expectativa pessimista se baseia no comparativo entre janeiro de 2021 e dezembro de 2020.
No mês passado, Minas Gerais registrou 1.861 óbitos por coronavírus. O aumento foi de 57%. E, com relação a novembro, a diferença é ainda maior. O penúltimo mês de 2020 teve 1.026 mortes relacionadas à Covid-19, ou seja, 1.921 falecimentos a menos do que o número registrado no primeiro mês de 2021. Um crescimento de 186%.
Causas e prevenções
Médicos e estudiosos que contribuíram para a contagem desses números, divulgada pelo jornal O Tempo, atribuem o aumento dos casos a alguns problemas recorrentes entre os mineiros. As festas clandestinas de fim de ano, as viagens para praia e os desrespeitos às medidas sanitárias fizeram do primeiro mês do ano, o pior desde o início da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais.
O relaxamento social generalizado, observado no fim de 2020, pode se repetir no mês de fevereiro em função do feriado de carnaval. Apesar de os tradicionais destinos de carnaval do país já terem divulgado o cancelamento da festa momesca, outras medidas vem sendo tomadas para conter o avanço da Covid-19.
O governadores de quase todos os estados, bem como os prefeitos das maiores capitais brasileiras, já anunciaram que não haverá feriado de carnaval para o funcionalismo público. A expectativa é que a maior parte das cidade mineiras siga a mesma decisão.