O plano de vacinação nacional contra a Covid-19 sofreu alterações e os idosos com mais de 75 anos não farão mais parte da primeira fase de imunização. Agora, somente profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições e indígenas aldeados receberão a 1ª dose da CoronaVac.
Nesta segunda-feira (18), o Instituto Butantan enviou 6 milhões de doses, que foram aprovadas pela Anvisa, aos estados brasileiros e ao Distrito Federal.
A mudança feita pelo Ministério da Saúde, retirou os idosos com mais de 75 anos que antes estavam incluídos na primeira fase do plano de imunização. Assim que mais doses forem disponibilizadas, outros grupos prioritários serão vacinados.
+ Leia a matéria completa no Estado de Minas
Coronavírus em Itabira
A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira recebeu, na manhã desta terça-feira (19), as primeiras doses da CoronaVac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Ao todo, foram repassadas pelo Governo Federal 8920 doses, que serão distribuídas pelos 24 municípios que compõem a GRS.
Itabira recebeu duas mil vacinas, sendo mil para a primeira fase da imunização e mil para a segunda, que serão destinadas exclusivamente aos profissionais que atuam na linha de frente contra o coronavírus.
Das vacinas destinadas à Itabira neste primeiro momento, mil estão estão na cidade. Porém, o restante se encontra sob domínio da Gerência Regional de Saúde (GRS), responsável pela logística em 24 municípios do estado. A previsão é de que os outros imunizantes cheguem em até 14 dias.