Itabira segue com uma crescente no número de mortes por Covid-19. Pelo terceiro dia consecutivo, a cidade registrou um novo óbito decorrente da doença. A vítima, desta vez, é uma idosa, de 67 anos, que possuía comorbidades. Ela havia sido internada no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) no dia 10 de junho e faleceu na última segunda-feira (20). O documento comprobatório foi recebido pela Prefeitura de Itabira apenas nesta quarta-feira (22).
Segundo o boletim epidemiológico de hoje, foram registrados 69 novos casos nas últimas 24 horas, levando o município a computar, no total, 31.469 testes positivos até aqui. Destes, 30.685 se recuperaram, 396 cumprem isolamento domiciliar e 391 perderam a vida. Há, ainda, nove pacientes internados com Covid-19 nos centros hospitalares da cidade (seis em UTI e três em enfermaria) e um itabirano hospitalizado em outra cidade.
Novo decreto
Desde a última quinta-feira (16), o prefeito Marco Antônio Lage determinou a volta da obrigatoriedade de máscaras de proteção respiratória em ambientes fechados. O Decreto nº 2681/22, assinado na quarta (15), foi baseado em dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que alerta para o aumento significativo do número de casos de transmissão da doença (RT). O indicador se mantém acima de 1,00, o que significa pandemia em aceleração.
Em comunicado oficial, a prefeitura explicou que a medida é preventiva e é válida até o dia 30 de junho. Após esse prazo, a situação será reavaliada. Em ambientes abertos, o uso de máscaras segue facultativo.