A dimensão do problema de saúde pública pelo qual estamos passando é assustadora, a ponto de muitas vezes negligenciarmos outros cuidados básicos com o nosso corpo. O isolamento social também ajuda a potencializar alguns hábitos não saudáveis. Por isso, devemos ficar sempre atentos a outros problemas além do coronavírus. Veja os mais comuns e como evitá-los.
Sedentarismo
É muito fácil cair em um estilo de vida sedentário durante esse período. O isolamento social somado a dificuldade de motivação formam um cenário perigoso e propício para a inatividade física. Porém, o nosso corpo sente rapidamente os efeitos.
Por isso, é importantíssimo não negligenciar essa questão. Arrume um tempo em sua rotina para praticar exercícios físicos, mesmo dentro de casa. Além de ajudar a manter o corpo mais forte e protegido contra diversas doenças, isso ainda ajuda a relaxar – outro ponto fundamental durante a pandemia.
Ansiedade e depressão
Os problemas de saúde mental aumentaram muito durante a pandemia. Medos e preocupações formam um cenário de extrema vulnerabilidade mental. Para contornar essa situação, é fundamental manter contato com seus amigos e familiares, de forma virtual.
Saber o momento de relaxar é outra ótima maneira de manter a saúde mental em dia. Evite passar o dia inteiro trabalhando ou estudando (é comum que isso aconteça quando não estamos adaptados à realização das tarefas em casa). Tire um tempo para o lazer. Isso ajudará a esquecer momentaneamente o período difícil que estamos vivendo.
É importante reconhecer o momento de buscar ajuda profissional. Se você sentir alterações no humor que estão comprometendo o seu dia-a-dia, o ideal é procurar um psicoterapeuta e iniciar o tratamento.
Outras epidemias
Não podemos esquecer que há outras epidemias em andamento no Brasil. Duas delas são mais preocupantes: a dengue e o sarampo. Na região de Itabira, por exemplo, foram 441 casos de dengue nos quatro primeiros meses do ano. Por isso, nunca é demais reforçar as medidas preventivas. Para o sarampo, confira se a sua vacinação está em dia, e para a dengue, tome cuidado com os focos de água parada em sua casa.
Má alimentação
Uma alimentação desbalanceada pode favorecer o aparecimento de outras doenças. Tomar este cuidado também é essencial para deixar o corpo mais forte e protegido, inclusive contra o coronavírus. Adicione o máximo possível de frutas, legumes e verduras em sua rotina alimentar e evite os alimentos com muito açúcar e gordura.
Caso você tenha problemas relacionados à alimentação, mas não consegue resolvê-los, como a deficiência em algum nutriente, a dica é cogitar uma suplementação. Os efeitos são variados: é possível encontrar desde vitamina D, que fortalece os ossos e melhora a pele, até a creatina, que colabora para a resistência e força muscular. Nesses casos, é necessária uma recomendação profissional.

