A DeFato promoveu na última quinta-feira (30), o lançamento da quarta edição da revista ‘‘Saúde & Bem-Estar’’. A capa da nova publicação celebra a chegada do curso de Medicina em Itabira, no Centro Universitário Funcesi, destacando a sua importância para o desenvolvimento do município e da região. Mas para celebrar esse momento tão importante e representativo, uma homenagem mais do que merecida não poderia deixar de ser feita ao Dr. Colombo Portocarrero de Alvarenga, que completou 102 anos de idade no mês de junho.
Durante sua trajetória, Colombo construiu um belo legado, tornando-se um grande exemplo para os cidadãos de hoje e uma brilhante referência para as futuras gerações. Esse ilustre “itabirano” é casado há 75 anos com dona Eny Figueiredo, de 98 anos, que também sempre trabalhou na área da saúde. Nascido em Santa Maria de Itabira na segunda década do século passado, se mudou para Itabira com apenas quatro anos, quando seus pais, Álvaro e Haydée Alvarenga decidiram se transferir para a cidade.
O ainda santamariense fez os cursos primário e ginasial em Itabira, e logo em seguida, estudou medicina no momento mais dramático da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Colombo concluiu a sua formação acadêmica, em 1947, na Faculdade de Medicina de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O clínico desenvolveu consistente carreira profissional na terra do poeta Carlos Drummond de Andrade. Trabalhou por 30 anos na Acesita e 23 anos na antiga Cia Vale do Rio Doce (CVRD), onde finalmente, aposentou-se na CVRD em 1983. Paralelamente às atividades nas duas empresas, atendia pacientes particulares em um consultório, no interior da sua residência.
Dr. Colombo sempre teve destacada participação na sociedade itabirana. Durante seis anos, foi presidente do tradicional Clube Atlético Itabirano. Atendendo a um clamor popular, se aventurou na política e se candidatou a vereador em 1958. Naturalmente, se elegeu com facilidade e cumpriu mandato até 1962. Apesar do bom desempenho no Legislativo, preferiu não continuar na vida pública. Dr Colombo também foi professor de Anatomia na Escola Normal Oficial de Itabira, atual Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA).
Em entrevista, o CEO do Grupo DeFato, Emerson Barbosa ‘‘Gui’’, se emocionou ao falar sobre Dr. Colombo. Segundo ele, Colombo é um amigo há mais de cinco décadas, que sempre o apoiou em sua trajetória pessoal e profissional, e que – para além disso – tanto fez por Itabira.
‘‘O que falar do Dr Colombo?! Intimamente, ele e sua esposa são parceiros de longa data. Colombo é uma pessoa diferenciada, que esbanja humildade, integridade e sensatez. Dona Eny, sua grande parceira, é a companheira que brinca, que ri, que é irônica quando precisa. São dois amigos especiais da minha família. Prestigiá-lo nessa edição da nossa revista é um prazer imensurável, muito gratificante’’, comenta Gui.
Ates do evento, Emerson Barbosa, junto de José Sana (fundador da DeFato) e Thiago Jacques (gestor do Grupo DeFato) fizeram uma visita à Colombo e Dona Eny para entregar a placa de homenagem. Confira alguns registros:
O jornalista e editor de política da DeFato, Fernando Silva, realizou um entrevista especial com Dr. Colombo e sua companheira, no programa Sala de Visitas. Assista: