Site icon DeFato Online

Defesa Civil faz teste de madrugada para avaliar lideranças

defesa civil

Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual realizou na madrugada desta sexta-feira (16) um treinamento com os líderes dos 96 pontos de encontro de Itabira para verificar se estão prontos para atuar numa situação de emergência. Sem aviso prévio, representantes da Defesa Civil ligaram para as lideranças às 4h, convocando a presença de todos em seus respectivos pontos de atuação.

Segundo o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Flávio Godinho, a resposta ao exercício foi positiva e teve ampla participação dos envolvidos. Na quinta-feira Flávio Godinho havia se reunido com estes líderes para passar as últimas orientações sobre como proceder durante o simulado deste sábado (17).

Foto: Divulgação/Defesa Civil

No decorrer da semana foi realizada uma série de treinamentos e reuniões de planejamento para condução do simulado. No posto de comando, instalado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi chancelado o plano entre Defesa Civil estadual e municipal, Prefeitura de Itabira, Vale, Corpo de Bombeiros Militar, polícias Militar e Civil .

Acontece neste sábado, 17 de agosto, às 15h, o primeiro simulado de rompimento de barragens de Itabira. A expectativa da Defesa Civil Estadual é que cerca de 27 mil pessoas estejam envolvidas no treinamento. Este será o maior simulado do Brasil.

No dia do treinamento, a população deverá se dirigir para um dos 93 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora da ZAS. Berço da Vale, Itabira tem 15 barragens da mineradora, sendo a do Pontal a primeira a ser implantada, em 1972. Desde então, nenhum simulado de emergência foi realizado no município. O objetivo do exercício é preparar a população para uma situação de emergência com barragem.

Exit mobile version