Com informações de Rede Comunicação
A campanha nacional do Dezembro Vermelho chegou e, com ela, a necessidade de conscientizar sobre a prevenção do vírus HIV/Aids e demais infecções sexualmente transmissíveis, em diversos aspectos – e a saúde mental está entre eles. Mas, como tratar a questão junto dos soropositivos ou pessoas que já desenvolveram a doença e seus familiares e amigos?
A professora Faculdade Una Lafaiete e psicóloga Liliam Medeiros diz que os principais dramas psicológicos enfrentados pela pessoa que convive com o HIV são: estigma social, ansiedade relacionada à saúde, medo do futuro, preocupações com a mortalidade, possíveis efeitos colaterais dos medicamentos, medo de ficar sozinho e o impacto nas relações pessoais.
mental da família do paciente”, que além de assumirem a principal rede de apoio, também sofrem com toda situação.
O que é Aids?
Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana e a sigla em inglês é HIV. O vírus ataca o sistema imunológico.
Em Minas Gerais, 12.980 casos foram notificados nos últimos 3 anos, e 55.122 pessoas estão em tratamento, segundo dados recentes divulgados pelo Governo Estadual.
O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão desta e de todas as infecções sexualmente transmissíveis (IST). O preservativo é distribuído gratuitamente em postos de saúde.