Os 27 municípios que integram a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira formalizaram adesão ao Dia D do movimento Minas Unida Contra o Aedes, marcado para o próximo dia 28 de fevereiro. A mobilização é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e tem como objetivo intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Na região, as secretarias municipais de saúde, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS Itabira), irão promover mutirões de limpeza, recolhimento de materiais inservíveis, blitzes educativas e panfletagens com orientações à população. A proposta é reforçar a conscientização sobre o descarte correto de objetos que acumulam água e se tornam criadouros do mosquito.
O diretor regional de Saúde de Itabira, Maurício Marques, informou que o Dia D também contará com mobilização de pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para a vacinação contra a dengue. Segundo ele, as doses já foram distribuídas aos municípios e a integração entre o mutirão e o incentivo à imunização é estratégica para ampliar a cobertura vacinal e fortalecer o enfrentamento às arboviroses.
“A união das ações de limpeza com a vacinação amplia o alcance da campanha e reforça a importância da prevenção”, destacou o diretor, ressaltando que a etapa regional conta com adesão de 100% dos municípios das microrregiões de Guanhães, Itabira e João Monlevade.
Compromisso
Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS Itabira, Aline Costa, a adesão integral demonstra o compromisso dos gestores municipais com o controle do mosquito e a redução dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Ela reforça que a população é peça fundamental nesse processo.
“Em todo o estado, o Dia D prevê ações como mutirões de limpeza, recolhimento de entulhos, blitzes educativas e panfletagem com orientações. A mobilização é especialmente importante neste período sazonal, quando a alternância entre chuva e calor favorece a proliferação do mosquito e pode contribuir para o aumento de casos”, explicou.
A articulação para o Dia D na região de Itabira e no Médio Piracicaba começou ainda em janeiro e envolve os municípios de Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Catas Altas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itabira, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Materlândia, Morro do Pilar, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto e Virginópolis.

