O Brasil se prepara para a chegada de uma das datas mais aguardadas pelo comércio: o Dia das Mães. Considerada a segunda data mais importante no calendário anual do varejo brasileiro, esse é o segundo ano consecutivo com as comemorações na pandemia.
Assim, os empreendedores precisarão de muito empenho e criatividade para ganhar dinheiro na data. Para se sobressair e ainda extrair o que há de melhor na data, listamos quatro dicas que podem ajudar o seu negócio a vender mais. Confira!
1 – Canais digitais de venda
Dois canais de vendas à distância despontaram durante a pandemia: e-commerce e delivery. Mesmo que a loja esteja aberta, esse pode ser um diferencial já que o consumidor gostou da comodidade de receber as compras em casa ou retirar na porta da loja. Assim, aproveite para turbinar suas redes sociais e se organize para atender tão bem em ambiente on-line quanto presencial.
2 – Antecipe a demanda
No ano passado, a maior parte das lojas físicas estava fechada durante as vendas de Dia das Mães, com isso as compras foram quase totalmente feitas por canais alternativos. Este ano, há grandes possibilidades do comércio funcionar presencialmente. Para não sobrecarregar o delivery, a dica é tentar adiantar os pedidos com campanhas de descontos ou kits promocionais para compras antecipadas, por exemplo.
3 – Controle o fluxo na loja
Os dias que antecedem o Dia das Mães costumam ser corridos. Por isso, será preciso respeitar as limitações máximas de ocupação nos espaços físicos e seguir os protocolos estabelecidos em sua cidade. Para isso, crie estratégias que possam servir como um estímulo às vendas digitais. Pense em usar ferramentas como live commerce, o agendamento prévio de atendimento na loja ou aplicativos de fila digital.
4 – Aposte na personalização
De uma forma geral, a fidelização do cliente já é meio caminho andado para garantir as vendas e as indicações para novos clientes. Dessa maneira, produtos que levam consigo qualquer toque de personalização já ganham destaque. Isso pode ser feito de diversas formas: descontos direcionados, montagem de kits especiais, brindes, embalagens que carreguem a personalidade de quem está recebendo ou de quem está dando o presente.