No próximo dia 27 de julho, quem estiver em Catas Altas participando da nona edição do Eco Inverno poderá acompanhar o eclipse lunar direto do telescópio que estará montado em frente à igreja de Santa Quitéria.
O equipamento faz parte do observatório astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na ocasião, uma equipe de astrofísica da UFMG estará presente para auxiliar e orientar a observação.
O eclipse do dia 27 será um eclipse lunar total, o segundo e último de dois eclipses totais do ano. Será visível na América do Sul, Europa, África, Ásia, Austrália.
Além do dia 27, a observação dos astros acontecerá no dia 25 (Santa Quitéria), 26 (Chapada da Canga) e 28 (Bicame de Pedra), sempre no horário das 20 às 23 horas.
A participação é gratuita e aberta para todas as idades, assim como todo restante da programação.
O Eco Inverno começou no dia 21 e segue até o dia 29 de julho. No sábado e no domingo já foram promovidas diversas atividades, entre elas: Catas Altas Enluarada; Lual Bike Zone; rua de lazer e recreação; Feira Sabores do Morro; exposições; corrida rústica; slackline; apresentações musicais; mostra de vídeo; tendas de Massagem, para aferição de pressão e instruções nutricionais.
Maior do século
Também chamado de “lua de sangue”, o eclipse lunar desta sexta-feira será o mais longo de todo século 21. No Brasil, o início da fase total do eclipse será às 16h30 e o final será às 18h13, em hora de Brasília. O eclipse lunar vai durar cerca de uma hora e 40 minutos. De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do país verá o eclipse total. Na parte oeste, o eclipse será visto somente como parcial.
A partir das 18h13, a Lua vai começar a sair da sombra mais escura. Nesse momento começará o eclipse parcial, que vai até as 19h19. Nesse instante, a Lua começará a entrar na sombra mais clara, o que marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29.