Eclipse lunar poderá ser observado em Catas Altas durante Eco Inverno

Observação será organizada por uma equipe de astrofísica da Universidade Federal de Minas Gerais

Eclipse lunar poderá ser observado em Catas Altas durante Eco Inverno
Eclipse da próxima sexta é também chamado de “lua de sangue” – Foto: Getty Images

No próximo dia 27 de julho, quem estiver em Catas Altas participando da nona edição do Eco Inverno poderá acompanhar o eclipse lunar direto do telescópio que estará montado em frente à igreja de Santa Quitéria.

O equipamento faz parte do observatório astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na ocasião, uma equipe de astrofísica da UFMG estará presente para auxiliar e orientar a observação.

O eclipse do dia 27 será um eclipse lunar total, o segundo e último de dois eclipses totais do ano. Será visível na América do Sul, Europa, África, Ásia, Austrália.

Além do dia 27, a observação dos astros acontecerá no dia 25 (Santa Quitéria), 26 (Chapada da Canga) e 28 (Bicame de Pedra), sempre no horário das 20 às 23 horas.

A participação é gratuita e aberta para todas as idades, assim como todo restante da programação.

O Eco Inverno começou no dia 21 e segue até o dia 29 de julho. No sábado e no domingo já foram promovidas diversas atividades, entre elas: Catas Altas Enluarada; Lual Bike Zone; rua de lazer e recreação; Feira Sabores do Morro; exposições; corrida rústica; slackline; apresentações musicais; mostra de vídeo; tendas de Massagem, para aferição de pressão e instruções nutricionais.

Maior do século

Também chamado de “lua de sangue”, o eclipse lunar desta sexta-feira será o mais longo de todo século 21. No Brasil, o início da fase total do eclipse será às 16h30 e o final será às 18h13, em hora de Brasília. O eclipse lunar vai durar cerca de uma hora e 40 minutos. De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do país verá o eclipse total. Na parte oeste, o eclipse será visto somente como parcial.

A partir das 18h13, a Lua vai começar a sair da sombra mais escura. Nesse momento começará o eclipse parcial, que vai até as 19h19. Nesse instante, a Lua começará a entrar na sombra mais clara, o que marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29.