O Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) inovou mais uma vez e realizou com sucesso a primeira trombólise em um paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O procedimento visa, por meio da injeção de medicação endovenosa, reverter os sintomas do AVC isquêmico agudo. A medicação dissolve os coágulos formados dentro das artérias do cérebro e é considerada muito eficaz para a redução das sequelas nesses pacientes.
O procedimento exigiu muita precisão e agilidade da equipe do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e foi coordenado pelo Dr. Glauber Fernandes de Oliveira, responsável pelo serviço de Neurologia do HMCC. O sucesso só foi possível, devido o atendimento ter sido feito dentro da janela prevista, que é de 4h30 minutos desde a apresentação dos primeiros sintomas da doença. A paciente de 91 anos passa bem e já recebeu alta sem sequelas.
“É de extrema importância a continuidade desse procedimento em Itabira/MG, visto que reduz a mortalidade e sequelas em decorrência do AVC”, destaca a médica Dra. Marina Oliveira, diarista da Unidade de Terapia Intensiva e integrante da equipe que realizou o procedimento.
Para a médica, foi muito gratificante contribuir com uma nova prática médica para o município de Itabira, que já é realizada rotineiramente em diversos serviços, com evidência consistente na literatura médica de ser benéfica para os pacientes.
‘‘A cidade de Itabira está caminhando para melhoria da saúde, com práticas cada vez mais atualizadas e com embasamento científico. Fazer parte de ações como essa, nos incentiva a melhorarmos e inovarmos cada vez mais.’’, finalizou.