Quatro alunos do último período de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) chegaram nessa segunda-feira (29) a Itabira, para atuarem nos PSFs dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo – dois em cada distrito.
Os estagiários vão reforçar a atuação dos PSFs no território rural, sobrecarregados com os atendimentos de pacientes com sintomas de Covid-19. A vinda dos alunos é uma parceria estabelecida entre Prefeitura e UFMG.
A prática de internato rural, defende a Prefeitura, é comum entre as universidades de Medicina. “Com a chegada dos estagiários será possível expandir a assistência, desafogando o atendimento no posto de saúde”, diz Álvaro Luiz Alves Lage, médico ginecologista, que atende no PSF de Ipoema.
Neste primeiro momento, os estagiários fazem uma integração junto às equipes dos PSFs. Com a pandemia de Covid-19, vários serviços tiveram que ser suspensos, como as visitas em domicílio. Em princípio, eles atuam em levantamentos e estratégias de cobertura dos grupos prioritários para a imunização contra o novo coronavírus, informou Evando Pereira Guerra Júnior, gerente da unidade de saúde de Ipoema.
Para a secretária municipal de Saúde, Eliana Horta, o reforço dos futuros médicos ajuda a minimizar um problema histórico de oferta de serviços de saúde nas áreas rurais de Itabira. “Teremos condições muito melhores de prestar o atendimento às famílias dos distritos. Isso é um grande ganho e representa mais dignidade para essas comunidades”, finaliza.