Site icon DeFato Online

Expansão da Vale em Catas Altas: por falta de quórum, projeto segue para votação no Conselho Estadual

Presidente do comitê lamenta falta de quórum - Foto: Divulgação

Foi cancelada a votação que ocorreria hoje (17), no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, à cerca da concessão de outorga para desvio e uso de água no distrito do Morro da Água Quente, em Catas Altas. O motivo do cancelamento foi a falta de quórum para votação. De 19 representantes necessários, compareceram apenas 16. Assim, devido ao prazo estabelecido, o projeto segue para o Conselho Estadual, sem o parecer do comitê local, conforme anunciado pelo presidente Flamínio Guerra.

Manifestantes questionam representantes da Vale – Foto: Cíntia Araújo/DeFato Online

Na última semana, não houve votação devido aos pedidos de vistas de alguns representantes. A apresentação feita por representantes da Vale foi alvo de questionamentos dos presentes. A empresa defende que 80% da capitação da água será retornada ao leito. No entanto, representantes do Movimento pela Soberania Popular na Mineração e moradores da cidade se mostraram totalmente contrários à proposta. Eles alegam impacto ambiental e no abastecimento de água para a população catas-altenses. As recentes tragédias de Bento Rodrigues, em Mariana, e em Brumadinho também foram citadas.

Histórico de polêmicas

Uma audiência pública para tratar do tema, na comunidade de Morro da Água Quente, em Catas Altas, em meados de dezembro, acabou em tumulto depois que um participante agrediu funcionários da Vale. Os vídeos da ação passaram a circular pelas redes sociais.

Exit mobile version