Na última sexta-feira (2), as equipes da Saúde de Coronel Fabriciano foram para dentro das escolas municipais para aplicar o inseticida com termonebulizador (fumacê).
Todas as 28 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas de ensino fundamental, CMEIs e instituições conveniadas, serão beneficiadas pela medida preventiva. A previsão era concluir a ação de bloqueio ao mosquito Aedes aegypti no sábado (3). As aulas retornam nesta segunda-feira (5). A iniciativa visa proteger cerca de 10 mil alunos matriculados na rede municipal.
Com as escolas em recesso, os agentes têm a oportunidade de realizar o fumacê sem qualquer desconforto ou risco para a saúde das crianças. Na sexta-feira, o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, disse que o objetivo do município é garantir um ambiente escolar saudável e seguro para alunos, servidores e comunidade escolar.
“O inseticida é pulverizado através de fumaça na escola e no quarteirão e elimina, principalmente, a forma alada do mosquito Aedes aegypti, ou seja, diminui a infestação do transmissor das doenças. Ainda faltam três dias, e é tempo suficiente para a medida já começar a surtir efeito, garantindo a segurança de todos no retorno às aulas”.
Vale ressaltar que todas as escolas são vistoriadas periodicamente pelos agentes de endemias do município para a aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e orientação. A direção de cada unidade educacional também cumpre o seu papel: toma os cuidados para prevenção das arboviroses em seus respectivos espaços ao fazer limpeza e eliminação (sempre que possível) de potenciais focos do Aedes aegypti.
“Nós cuidamos do nosso espaço, mas também é preciso pensar no entorno, na comunidade escolar. Devido às fortes chuvas e como as escolas ficaram fechadas por muitos dias, ficamos preocupados com o retorno das crianças. E a aplicação do fumacê traz mais tranquilidade e segurança”, argumenta a vice-diretora E. M. Raimunda Coura, Maria Ângela Ferreira.
Reforço extra
O secretário de Governança Educacional e de Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, fala da importância da medida preventiva para a comunidade escolar. “As escolas já são ambientes monitorados e o fumacê é um extra para garantir o retorno às aulas com mais segurança para todos. É mais ação que traz segurança para as crianças, servidores da escola e também para os pais, que levam e buscam seus filhos diariamente.”, comentou.
Ainda conforme o secretário de Educação, as crianças também estarão envolvidas na força tarefa contra Aedes aegypti na cidade. “Durante o mês de fevereiro será feito um trabalho de conscientização dos alunos em todas as escolas para que eles atuem como multiplicadores e reforcem os cuidados necessários e a importância da colaboração de todos junto aos seus e vizinhos”, conclui.
Como se prevenir das arboviroses
· Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
· Tirar água dos pratos de plantas;
· Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
· Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
· Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
· Lavar e escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.