Na última sexta-feira (7), encerrou-se mais uma edição da Gincana “Novos Tempos exterminando o mosquito”. Recorde de participantes, a iniciativa mobilizou centenas de voluntários que juntos conseguiram retirar mais de um milhão de inservíveis das ruas, lotes vagos e quintais de Coronel Fabriciano.
No ano passado, foram recolhidos cerca de 400 mil objetos como pneus, latas, garrafas PETS, recipientes diversos que dificultam o combate ao mosquito e a prevenção das arboviroses.
O objetivo principal da gincana é engajar a população no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Amanhã à noite serão realizadas as últimas provas e conhecidas as equipes vencedoras da Gincana. Mas esta, sem dúvida, é uma edição histórica não apenas por bater todos os recordes de participantes e recolhimento de inservíveis. Mas por se consolidar como um trabalho de educação sanitária em que o próprio munícipe se engaja e atua como multiplicador da informação na sua vizinhança”, explica Vânia Tavares, Gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Governança de Saúde.
A gincana “exterminando o mosquito” é realizada desde 2019 pela Secretaria de Governança da Saúde e envolve diretamente alunos, professores e profissionais do Mexa-se, programa de promoção de hábitos saudáveis de vida mantido pela Prefeitura. Por cerca de três meses, um “exército” de voluntários se esforçam para cumprir tarefas em que toda a cidade sai ganhando. Vence o polo que somar mais pontos.
“A Gincana traz ganho para todos e em diversos aspectos: social, saúde e ambiental. É uma ação que mobiliza o aluno e ele, por sua vez, engaja a família, vizinhança, amigos (social). Ao ajudar retirar das ruas potenciais focos do mosquito, colaboramos com a saúde das pessoas e também enviamos para reciclagem e damos novos usos para vários materiais, ajudando o meio ambiente e a economia”, comenta Jaime Tolentino, fundador do Programa Mexa-se.
Na edição anterior, foram 17 polos do Mexa-se envolvidos. Neste ano, o número cresceu: foram 19 polos do programa, incluindo a turma da zona rural (polo Serra dos Cocais).
Mais voluntários, novas ações efetivas
A Gincana “exterminando o mosquito” que já tem dado bons resultados é incrementada a cada ano com novas tarefas e desafios. Este ano, os alunos e professores do Mexa-se foram capacitados pelas equipes da Secretaria de Saúde e tiveram de multiplicar o conhecimento aprendido em suas comunidades, nas escolas ou igrejas para público de no mínimo 50 pessoas. Outra tarefa inédita foi a realização de blitz educativas.
Outra ação inédita, cumprida com sucesso, foi o recolhimento de inservíveis nas residências de pessoas que têm o hábito de acumular objetos em casa. Segundo dados da Secretaria de Saúde, hoje são 27 pessoas/residências com este perfil no município. Dez abriram suas portas e “abraçaram” a Gincana desfazendo-se do excesso de inservíveis.
“Este foi um grande avanço para a gente, fruto do empenho dos voluntários, que devido à proximidade com os vizinhos, conseguem sensibilizar e ajudar na tarefa de conscientização”, comemora Vânia Tavares.
*Com informações da Prefeitura de Coronel Fabriciano