Site icon DeFato Online

Governo prevê imunizar pessoas com comorbidades, deficiência e grávidas

comorbidades

(Foto: Arquivo)

Em nova etapa da campanha nacional de imunização contra a Covid-19, o Ministério da Saúde prevê aplicar, até o fim de maio, pelo menos a primeira dose da vacina em pessoas com doenças prévias como diabetes e hipertensão, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Dentro deste grupo, a orientação do governo federal é priorizar a imunização das pessoas com síndrome de down; doença renal que fazem diálise; com deficiência permanente (de 55 a 59 anos e cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada); com comorbidades (de 55 a 59 anos), além de gestantes e puérperas com comorbidades. Em uma segunda etapa, a recomendação é imunizar pessoas mais jovens que apresentam estas mesmas condições.

Esses grupos já estavam previstos no plano de vacinação para a Covid-19, mas sem o detalhamento de prazos e a ordem de prioridades. Antes, o governo enviou doses para a imunização de grupos como trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, além de parte das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas.

+ Leia a matéria completa no Estado de Minas

Vacinação em Itabira

A primeira dose da vacina contra o coronavírus é aplicada aos idosos de 63 anos nesta terça (27) e quarta-feira (28) em Itabira. O atendimento das pessoas com a idade citada ocorre no drive-thru do estacionamento da Prefeitura, no Centro, entre 8h30 e 16h30. O município aguarda 1 mil pessoas nessa faixa etária para receber o imunizante.

Na segunda-feira (26), a Gerência Regional de Saúde (GRS) repassou ao município 1.750 doses de vacina. Esta remessa atenderá 28% do público de 60 a 65 anos e 6% das forças de segurança no município. Para ser imunizado, é necessário apresentar carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de endereço, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e caneta para assinatura do protocolo da vacina.

Exit mobile version