Site icon DeFato Online

Guanhães e municípios vizinhos aderem ao Minas Consciente durante visita de Zema à região

Renda Minas

Foto: Gil Leonardi/Governo de Minas

O governador Romeu Zema (Novo) visitou o município de Guanhães na manhã desta segunda-feira (8) e acompanhou a adesão de nove cidades da região ao programa Minas Consciente, que permite a reabertura gradual de atividades econômicas não essenciais. Também durante o evento, realizado em um hotel no centro de Guanhães, o chefe do Executivo anunciou a entrega de duas ambulâncias e inauguração de dois leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Regional Imaculada Conceição (HIC). Outra ação foi a autorização para repasse de R$ 200 mil à rede de urgência e emergência.

A proposta de reabertura das atividades econômicas foi coordenada pelas secretaria de Estado de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, em conjunto com representantes do Ministério Público e municípios da microrregião de Guanhães (Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Rio Vermelho, Sabinópolis, Senhora do Porto e Virginópolis).

O Minas Consciente é um plano destinado a orientar a possibilidade de flexibilização das medidas de isolamento social nos municípios, permitindo a retomada parcial da economia e observando o impacto no sistema de saúde. O plano aborda uma ótica de retomada gradual, progressiva e regionalizada, dividida por ondas, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial.

“O Minas Consciente foi feito levando em consideração cada tipo de atividade, que deve estar operando de acordo com questões de distanciamento mínimo e medidas de higiene. A adesão das prefeituras é importante, apesar de não ser algo impositivo. Eu acredito muito em gestão descentralizada, cada prefeito conhece muito melhor a sua realidade do que eu, governador. Mas ele (Minas Consciente) é, acima de tudo, uma ferramenta que o prefeito, mesmo não aderindo, pode seguir para fazer a reativação da economia”, avaliou Zema, em entrevista à imprensa após a solenidade.

Governador Romeu Zema visitou Guanhães – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Leitos

Os leitos de UTI vão ampliar a capacidade de atendimento do Hospital Regional Imaculada Conceição para tratamento às vítimas da covid-19. A estruturação foi viabilizada, entre outras parcerias, a partir de projeto de captação de recursos junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que disponibilizou R$ 460 mil. A previsão é que as unidades entrem em funcionamento no dia 1º de julho.

“Fico satisfeito de a região estar relativamente bem controlada no que diz respeito aos casos de covid-19. Esses esforços são para que não tenhamos em Minas Gerais – e aqui na região – aquilo que nós assistimos com muita tristeza em outros locais, com pessoas sem condição de serem atendidas. Esse é um trabalho conjunto, ninguém sozinho consegue fazer tudo”, afirmou.

Durante a cerimônia, Zema comparou a pandemia a um incêndio de grandes proporções, “que precisa ser controlado logo no início para não se alastrar”. “Eu tenho dito que até o momento Minas venceu várias batalhas da pandemia, mas a guerra ainda será longa. Eu tenho pedido a todos o maior empenho com relação às medidas de isolamento, distanciamento e higienização. Nós ainda vamos ter muitos meses de batalha”, continuou o chefe do Executivo.

Romeu Zema e os secretários de Saúde e Desenvolvimento Econômico no Hospital Regional Imaculada Conceição – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Articulação

A prefeita de Guanhães, Dorinha da Farmácia (PDT), ressaltou a importância do trabalho articulado em conjunto com o Governo de Minas, a sociedade civil e as demais instituições públicas envolvidas que auxiliaram o empenho de recursos para investimento na Saúde da região.

“Entregaremos à população 42 leitos de enfermaria para assegurar o tratamento durante a pandemia, bem como dez leitos de UTI, uma demanda antiga e um sonho da população que compõe os nove municípios e já perdeu várias vidas por falta dessa estrutura. Infelizmente, vivemos um momento de incertezas, mas cheio de desejo e esperança do final desta crise que nos trará, apesar de tudo, essas conquistas”, afirmou.

Também participaram da cerimônia em Guanhães o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo do Amaral; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; os deputados federais Euclydes Pettersen; Hercílio Diniz; Lafayette Andrada; e Lucas Gonzales; o deputado estadual Professor Irineu; a diretora da Unidade Regional de Saúde, Maria Aparecida Oliveira; além de prefeitos e outras autoridades da região.

Exit mobile version