Site icon DeFato Online

Há mais de 20 anos na cidade, projeto “Saúde na Praça” segue atraindo itabiranos

Saúde na Praça

Foto: Divulgação

Cuidar da saúde dos itabiranos e preservar o patrimônio público da cidade. É por meio dessas duas premissas que o projeto “Saúde na Praça”, liderado pelo ex-vereador Ronaldo Meireles de Sena, o Ronaldo Capoeira, segue na ativa há 24 anos.

Realizada de segunda a quarta-feira, a ação oferece atividades físicas gratuitas para aproximadamente 200 participantes de todas as idades. Itinerante, o projeto percorre diversos bairros de Itabira, e você confere o cronograma ao final da matéria.

Foto: Divulgação

Líder do Saúde na Praça, Ronaldo Capoeira detalha os benefícios públicos e pessoais trazidos pelo projeto, que oferece aulas funcionais, dança, luta e outros exercícios.

“Além da gente cuidar da saúde das pessoas, ainda conseguimos ajudar a cuidar das praças, porque é um bem público. Quando você deixa esses locais sem atividade, eles vão sendo depredados aos poucos. Então, se o bem não tomar conta do local, infelizmente o mal vai tomar. Portanto, esses são nossos objetivos. Primeiro, tirar as pessoas do sedentarismo e da depressão, ajudando-as na questão da obesidade e da autoestima. E também cuidarmos do nosso patrimônio”.

Segundo Ronaldo Capoeira, o projeto está aberto ao convite de qualquer associação comunitária do município. Definido o espaço, os exercícios são de responsabilidade apenas do ex-vereador.

O que dizem os participantes

Vanessa Gualberto participa do Saúde na Praça há poucos meses, mas já sente o impacto positivo em sua rotina. Para ela, as atividades são uma alternativa a outras formas de cuidar do corpo, como a academia.

“Particularmente, não curto a academia. Então eu gostei demais das aulas, porque tem um pouco de dança também, algo que eu gosto muito. E lá no sindicato, por exemplo, tem a vantagem de ter toda uma estrutura com ar-condicionado, água, toalete. Não é massante como a academia, é mais leve, as músicas são deliciosas. Eu me adaptei muito bem ao projeto”, diz.

Foto: Divulgação

Outra a elogiar o Saúde na Praça é a participante Aracele Fernandes. À DeFato, ela ressalta que o projeto a fez retornar à rotina de atividades com a qual sempre esteve acostumada. Além disso, os exercícios lhe ajudam em uma missão bastante exigente: a maternidade.

“Durante toda a vida, eu sempre fui muito de atividade. Não sou muito adepta à musculação, então eu sempre gostei da dança, já fiz dança do ventre há uns três anos, sempre corri, mas dei uma estagnada devido a duas meninas novas que eu tenho. Então, fisiologicamente, para mim foi bom, porque com os filhos começamos a ter problemas urinários. Mas com menos de um mês eu senti que não estava acontecendo mais comigo. Também é a chance de socializar, fazer novas amizades, além de cuidar do corpo e da mente. Com criança pequena, a gente fica muito estressado, né? E isso nos relaxa”, explica.

Foto: Divulgação

Cronograma – Saúde na Praça

Exit mobile version