Neste mês, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) realizou a primeira cirurgia de artroplastia total de quadril cimentada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabira. A cirurgia de artroplastia de quadril, ou prótese de quadril, é um dos procedimentos ortopédicos mais realizados no mundo.
Karina Eulália de Carvalho, supervisora do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Carlos Chagas, destaca o sucesso do procedimento e reforça que, a partir de então, a fila por cirurgias ortopédicas tende reduzir. “Estamos felizes em realizar um procedimento tão complexo. Com certeza é um avanço e celebra o retorno das cirurgias eletivas ortopédicas desde setembro, que estão proporcionando mais saúde e bem-estar à população da cidade e região”, comemora.
Limitação da mobilidade
O procedimento foi realizado em uma paciente com um quadro de coxartrose, ou seja, artrose no quadril. O cirurgião ortopedista da Fundação São Francisco Xavier, Rodrigo Grossi, explica que a coxartrose leva a uma grande limitação de mobilidade, provoca dores crônicas limitantes, alterações de doenças preexistentes, perda da qualidade de vida e alterações das relações sociais. “A paciente tinha um desgaste bilateral do quadril causado por componente natural da idade. Ela convivia com fortes dores, dificuldades para caminhar e precisava do uso constante de medicações”, comenta.
O especialista explica que no segundo dia após à cirurgia, a paciente já ficou de pé e conseguiu andar. Em 15 dias serão retirados os pontos e a expectativa é de que a reabilitação dure de três a seis meses. Depois desse período, a paciente passará por uma nova cirurgia, desta vez no lado esquerdo do quadril.
Articulação complexa
Caminhar, correr, ficar em pé, sentado, subir e descer escadas ou simplesmente, calçar os sapatos, são algumas atividades funcionais do ser humano que dependem de uma das mais importantes e flexíveis articulações do corpo: o quadril. Uma lesão ou um desgaste nesta articulação pode comprometer o bom funcionamento da “máquina humana” e a qualidade de vida.
O quadril une a coluna aos membros inferiores, sendo fundamental para a mobilidade e estabilização do corpo. “É ele que suporta o peso do nosso corpo através da conexão com as pernas para distribuir os esforços e os movimentos, sejam de flexão, extensão e rotação dos membros inferiores”, explica Grossi.
A cirurgia de artroplastia total de quadril é também conhecida como prótese total da região. Nela, o cirurgião substitui a articulação prejudicada por uma prótese com o mesmo formato do osso removido. A prótese é feita de estruturas metálicas, polietileno ou cerâmica.
A artroplastia é indicada em casos avançados de desgaste do quadril. Entre os fatores que podem levar à coxartrose estão: sobrecarga, atividades da vida cotidiana como correr e caminhar, alterações metabólicas e reumáticas, como gota, lúpus e artrite reumatoide, doenças virais, fraturas pregressas e alterações da morfologia da infância (a criança já nasce com um problema na articulação).