O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), de Itabira, é parceiro do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, no desenvolvimento do projeto Telescope II. A iniciativa é um estudo amparado pelo Ministério da Saúde que tem o objetivo de avaliar os efeitos de diferentes modelos de tele-UTI, em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de adultos no País.
O HNSD está entre os cinco primeiros hospitais programados para receber intervenção do centro médico paulista, com coleta de dados, discussão de casos, presença de profissionais do Albert Einstein na UTI e planejamento terapêutico.
Nesse estudo, o Telescope busca responder se o atendimento virtual pelo médico intensivista pode melhorar os resultados do tratamento de pacientes graves em UTIs do SUS, onde a disponibilidade desse profissional é restrita. O projeto vai promover mais conhecimento para as equipes do hospital e mais qualidade e segurança para o paciente.
Durante a segunda fase do projeto, profissionais do HNSD que atuam na UTI e serviços adjacentes, como farmácia e fisioterapia, participaram da segunda visita ao Hospital Albert Einstein.
A equipe itabirana que vem atuando o Projeto Telescope II é composta pela enfermeira Talita Malta Almeida; pelo nefrologista coordenador da UTI 2, dr. Urutã Pereira de Lucena; pela fisioterapeuta, Letícia Meireles de Oliveira Monteiro; pela enfermeira, Adriana Geralda Vieira; pela coordenadora da Farmácia, Dinamar Christina Gonçalves Ervilha; pela coordenadora de enfermagem da UTI, enfermeira Edilene Aparecida dos Santos; e a coordenadora da equipe multidisciplinar assistencial, a fisioterapeuta Suellen Kamila de Oliveira Cabral.