Site icon DeFato Online

HNSD implementa política de inclusão com crachá Girassol para colaboradores com deficiência oculta

HNSD emite nota de esclarecimento sobre fiscalização do Tribunal de Contas de Minas Gerais; saiba mais

Foto: Divulgação/HNSD

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira, implantou o uso do crachá Girassol para pessoas com deficiência (PcD) que trabalham na instituição. O girassol é um símbolo internacionalmente reconhecido de respeito e solidariedade ao PcD, especialmente aquelas com deficiências ocultas.

Geralmente aplicado em cordões de crachá, mas como no ambiente hospitalar o uso do cordão não é aconselhável por razões de segurança, a ideia foi implementada ao crachá. O objetivo é promover a inclusão e a sensibilização em relação à diversidade no ambiente de trabalho.

Ao perceber o detalhe dos girassóis no crachá, é sinal de que você precisa ter mais atenção na forma de comunicar com esta pessoa, pode ser que ela tenha uma deficiência auditiva, intelectual ou mesmo física que não é percebida ao olhar.

Uma forma de melhorar a interação com este colaborador é perguntar que deficiência ele ou ela tem. A pergunta não ofende, ao contrário abre a possibilidade de troca de experiências e amplia o respeito através da cordialidade e empatia.

Atualmente, o HNSD tem uma equipe com mais de 1.200 funcionários, entre eles:

Para o diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho, “o maior bem da instituição são as pessoas e quanto mais diversas elas são, mais podem contribuir para o crescimento e melhorias do hospital. A inclusão social e a diversidade são naturalmente a marca do HNSD. Políticas de inclusão e as políticas sociais de forma geral reforçam que estamos alinhados ao nosso tempo”.

* Com informações do HNSD.

Exit mobile version