Desde a semana passada, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) está com 100% de ocupação nos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 — tanto para o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para a saúde suplementar (convênios/planos e particular). Agora, a instituição também está com lotação máxima para os leitos de enfermaria, o que compromete ainda mais o sistema de saúde de Itabira.
Devido a a falta de vagas da enfermaria, o HNSD já tem a necessidade de transferir pacientes para outros hospitais — sem descartar a possibilidade de buscar leitos disponíveis em outras cidades. Conforme o boletim epidemiológico da instituição, emitido nesta quinta-feira (11), atualmente quatro pessoas estão internadas no Pronto Atendimento aguardando disponibilidade de leitos ou uma possível transferência para outro centro médico.
Ainda de acordo com o boletim, o HNSD possui, até o momento, 35 pacientes internados com Covid-19. Desses, dez estão em leitos de UTI, 21 em enfermaria, além dos quatro que esperam pela transferência. Do total, 31 são itabiranos e quatro de outras cidades. Além disso, 29 possuem teste positivo para o coronavírus e seis ainda são considerados casos suspeitos.
Desde o início da pandemia, o HNSD já deu alta para 499 pessoas que deram entrada com Covid-19. Também registra 59 óbitos pela doença, entre pacientes de Itabira e demais localidades.
Panorama Itabira
Segundo o painel de monitoramento da Covid-19, Itabira possui, somando o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e HNSD, 96% de ocupação nos leitos de UTI — dos 26 existentes, 25 estão sendo usados, sendo que 19 pacientes são itabiranos e seis de outras cidades.
Em relação às enfermarias, a taxa de ocupação é de 89%, com 47 dos 55 leitos sendo utilizados. Sendo que 37 pacientes de Itabira e dez de outras cidades.
Além disso, a taxa de isolamento social na cidade está abaixa, em 25%. Em Minas Gerais, esse índice médio é de 33%; no Brasil é de 34%.