Site icon DeFato Online

HNSD tem dificuldade em repor cilindros; mas não falta oxigênio para pacientes

HNSD tem dificuldade em repor cilindros; mas não falta oxigênio para pacientes

Foto: Divulgação

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) comunicou, nesta quinta-feira (18), que não enfrenta desabastecimento de oxigênio para tratamento hospitalar. De acordo com a instituição, no momento há disponibilidade do insumo, mas que vem enfrentando dificuldades para repor os cilindros portáteis.

A preocupação quanto a disponibilidade desse insumo se dá pelo grande aumento dos casos de coronavírus na cidade, que levou o sistema de saúde a entrar em colapso. Atualmente, o HNSD conta com dois tanques de oxigênio para atender a sua demanda. Esse oxigênio é distribuído por canos pelos setores do hospital. No momento, os dois tanques estão cheios — com o último reabastecimento acontecendo na terça-feira, 16 de março.

Porém, a dificuldade no momento é a reposição dos cilindros portáteis. Eles são utilizados nos locais em que a rede de abastecimento pelos tanques de oxigênio não alcança. Esses cilindros podem ser de dois modelos: pequeno, com um metro cúbico; e grandes, com 10 metros cúbicos.

“O que estamos encontrando mais dificuldade — mas ainda não está faltando — são as reposições dos cilindros, aqueles portáteis e que são utilizados onde a rede de abastecimento dos tanques de oxigênio não chega”, ressalta Alexandre Coelho, diretor executivo do HNSD.

Panorama

De acordo com o boletim epidemiológico do HNSD, emitido nesta quinta-feira, são 40 pacientes internados para tratar do coronavírus. Desse total, 37 já contam com resultado positivo para Covid-19 e outros três aguardam resultado de exame para confirmação ou não da doença.

Além disso, 39 são itabiranos ou residem na cidade e um é morador da região. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) conta com dez hospitalizados — e opera em sua capacidade máxima. A enfermaria também está lotada, como todos os 21 leitos ocupados.

Devido a isso, nove pessoas estão internadas no Pronto Atendimento e aguardam transferência para outro hospital ou para unidades médicas de outras cidades.

Ao todo, o HNSD já registrou 69 óbitos por Covid-19 — sendo cindo mortes somente nas últimas 24h —, entre pacientes de Itabira e região. Também possui uma morte com resultado inconclusivo. O número de pessoas recuperadas é de 519.

Exit mobile version