Itabira ganhará reforço em seu sistema de saúde. Na última segunda-feira (13), o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) anunciou a construção de 36 novos leitos hospitalares — sendo 26 para enfermaria e dez para unidade de terapia intensiva (UTI). Para a empreitada serão destinados R$ 1,5 milhão por meio de emenda parlamentar articulada pelo senador Alexandre Silveira (PSD) e pelo deputado estadual Bernardo Mucida (PSB), que estiveram no centro médico, ao lado do provedor da instituição, Márcio Antônio Labruna, para anunciar a verba.
“Estamos em um hospital que é referência, são municípios inteiros que usam o HNSD como principal ponto de atendimento de saúde, não só na saúde básica, mas também na média e alta complexidade”, afirmou Bernardo Mucida. “Esses investimentos vão fazer com que o hospital possa dar novos passos rumo ao propósito que Itabira tem que que é buscar diversificar a sua economia e de depender cada vez menos da mineração, e um dos eixos certamente passa por transformar Itabira em um polo de medicina especializada”, completou.
Durante a visita, Alexandre Silveira reafirmou o seu compromisso em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, fortalecendo a infraestrutura e a prestação de serviços de qualidade à população — a exemplo dos projetos do HNSD que receberam apoio do senador.
“Minas tem um grande número de municípios, 853 cidades do país estão aqui. Nossa dimensão territorial é maior do que muitos países — maior que a França, maior que a Alemanha. Então imagina o tamanho desse desafio. (…) Por isso estamos recolocando Minas no orçamento geral da União, na rota das emendas parlamentares. Nada mais justo do que Minas ser olhada nesse ponto”, ressaltou Alexandre Silveira.
Outros investimentos
O encontro também contou com a participação do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB). Ele lembrou que o HNSD tem recebido importantes investimentos para o desenvolvimento da saúde local, o que permite a instituição a se credenciar para se tornar referência macrorregional. Um processo importante para a diversificação econômica do Município.
“Estamos para iniciar as obras de um moderno centro de radioterapia. Um investimento de quase R$ 20 milhões do governo federal. Há vinte anos que o governo federal não fazia um investimento desse porte em nossa cidade”, declarou Marco Antônio Lage.
O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), ressaltou que o desenvolvimento da saúde em Itabira deve ser pensada de maneira regional, já que muitas cidades dependem dos serviços disponibilizados no Município.
“Não é possível discutir saúde em Itabira de maneira individualizada, pois a cidade recebe pacientes de toda a região do Médio Piracicaba e, por isso, cada vez mais precisamos lutar para ter recursos que serão utilizados para oferecer serviços de alta complexidade para o itabirano e toda Minas Gerais, principalmente a nossa região”, destacou Weverton Vetão.
Presenças
Também participaram do evento o diretor-executivo do HNSD, Alexandre Coelho; o vereador Júber Madeira (PSDB); a secretária de Saúde de Itabira, Clarissa Santos Lages; a secretária de Saúde de João Monlevade, Raquel de Souza Paiva Drummond; e o delegado regional de Polícia Civil, Helton Cota.