O Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), administrado pela Fundação Cultural São Francisco Xavier (FSFX), em Itabira, alerta a pacientes e acompanhantes para uma ação ilegal, conhecida como “Golpe do Hospital”, que vem acontecendo em instituições médicas de todo o País.
Golpistas se aproveitam da fragilidade e do momento delicado vivido por familiares e amigos de pacientes internados ou em tratamento hospitalar para conseguirem dinheiro fácil.
Eles abordam os acompanhantes, visitantes, telefonam para a casa ou celular, ou ainda enviam mensagens de WhatsApp, fazendo se passar por médicos, representantes do hospital, realizando cobranças indevidas de serviços hospitalares, levando o paciente ou o familiar a fazer um depósito ou PIX em uma conta falsa.
O Hospital Municipal Carlos Chagas reforça a todos para não realizarem transferências bancárias a terceiros. Ressalta ainda que todos os atendimentos aos pacientes do SUS são gratuitos e não geram nenhum tipo de cobrança direta ao paciente/familiar.
Utilidade pública:
- O HMCC não repassa nenhuma informação sobre estado de saúde ou procedimentos com o paciente por telefone;
- Em caso de ligação suspeita, não aceite ofertas, não faça depósitos e nem dê dinheiro a pessoas;
- Em caso de dúvidas, procure a Supervisão de Enfermagem do HMCC pessoalmente e oriente-se, ou ligue para a Segurança Empresarial da FSFX, pelo telefone: (31) 3067-2627 ou 3067-2754.