Durante o Health Innovation Day — evento dedicado à inovação no setor de saúde —, realizado na última quarta-feira (17), no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) lançou o Hub de Saúde a Bem-estar. A iniciativa tem como objetivo estabelecer uma incubadora para acelerar empreendimentos do setor, permitindo que se tornem geradores de emprego e renda para o município de Itabira.
De acordo com André Carvalho, analista sênior de projetos e inovação do HNSD, o hub é pensado para ser um espaço colaborativo para que essas empresas incubadas possam trabalhar, discutir as temáticas e também realizarem eventos para engajar a comunidade, mostrando como as novas práticas, além de tecnologia, podem melhorar a qualidade de atendimento para o paciente, reduzir custos, otimizar processos e gerar novas fontes de receitas.
“Muitas vezes os personagens da saúde precisam de algum tipo de recurso para fazer um certo tipo de atendimento. O mercado não consegue entregar essa demanda ou entrega com um preço muito caro. Então, quem sabe, a gente não consegue produzir alguns aparatos médicos para fazer essa prestação de serviço e otimizar a prestação de serviço em saúde”, destaca André Carvalho.
“A ideia é que a gente consiga fazer essa linha de dados e usar esses insumos para estimular a criação de negócios voltados para as necessidades da região, além de auxiliar a tomada de decisão dos poderes locais”, completa.
O consultor de inovação do HNSD, Eugênio Muller, destaca o ineditismo da ação promovida pelo hospital. Para ele, a iniciativa vai proporcionar mais agilidade para solucionar os desafios da saúde tanto de Itabira quanto da região em que o município está inserido. “Dentro do Hub nós vamos ter um observatório de dados, que é um exemplo do que a gente está trazendo, que já funciona no exterior, onde a gente pegaremos dados da saúde para transformar em informações úteis e políticas públicas de prevenção”, ressalta.
“Então isso já é uma entrega absolutamente fascinante, pois a gente vai ter mais agilidade, vai ter um atendimento melhor, vai ter condição de colocar a saúde em um patamar muito mais elevado, resolvendo uma das grandes dores da região”, finaliza.
O Hub de Inovação e Bem-Estar vai ter cinco linhas de atuação:
- geração de um calendário recorrente de eventos, para manter os temas de saúde e inovação sempre em pauta, fazendo o assunto se tornar cada vez mais acessível;
- uma incubadora de negócios de saúde para dar tração aos projetos que já estão sendo desenvolvidos em parceria com as instituições de ensino, como a UNA, a Unifei e a UniFuncesi;
- um coworking para que essas empresas consigam trabalhar e desenvolver projetos com suporte de maquinário e assessoria especializada para desenvolver negócios;
- espaço de prototipação para a área da saúde para experimentar como são desenvolvidos os produtos e as novas técnicas como impressora 3D, cortadora a laser e outros dispositivos da área;
- um observatório de dados para consolidar informações de maneira efetiva.